Noite dos Museus 2009

O Museu Dr. Joaquim Manso comemorou a Noite dos Museus com a inauguração da exposição “Da Nazaré à Vitória. Uma romagem de festa e devoção”, evocativa do ancestral Círio de Nossa Senhora da Vitória que, na Quinta-Feira de Ascensão (este ano, a 21 de Maio), parte do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré em direcção à pequena Capela de Nossa Senhora da Vitória, em Paredes.

A abertura contou com a presença dos Juízes e Anjos do Círio de 2009, tendo estes últimos assinalado os momentos iniciais e finais do evento com a declamação das tradicionais Loas.





Nem mesmo a chuva que se fez sentir alterou a programação marcada para o Jardim Náutico do Museu. Todos os visitantes rumaram então para o Teatro Chaby Pinheiro, cedido pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré. A noite foi animada com a actuação da Associação Filarmónica da Nazaré, que acompanhou o Círio de Nossa Senhora da Vitória no dia 21 de Maio, e exibição do grupo de Danças de Salão da Academia Municipal das Artes.

Paralelamente, decorreu uma Sessão de Astronomia, orientada pelo professor Máximo Ferreira, no âmbito do Ano Internacional da Astronomia, com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré.

Alunos do 1º Ano do Curso de Animação Cultural da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria animaram os presentes com algumas intervenções multimédia e coloridas, não obstante as más condições climatéricas.

No final da noite, foi tempo de regressar ao Jardim do Museu e brindar todos os presentes com um beberete simpaticamente oferecido por várias empresas locais e nacionais.




Colaboração:
Câmara Municipal da Nazaré, Prof. Máximo Ferreira, Associação Filarmónica da Nazaré, AmaNazaré, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, SPA vídeo – audiovisuais, Agrupamento de Escolas Amadeu Gaudêncio, Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e Rancho Folclórico Tá-mar da Nazaré.

Patrocínios:
Cafés Delta, GCT Grupo, Pastelaria Batel, Pastelaria Samsusy, Lda., Residencial Promontório e Zé Manel dos Bolos.