Exposição “Da Nazaré à Vitória. Uma romagem de festa e devoção"

Entre 16 de Maio e 3 de Junho, esteve patente ao público a exposição temporária “Da Nazaré à Vitória. Uma romagem de festa e devoção”, evocativa do ancestral Círio de Nossa Senhora da Vitória que, anualmente, na Quinta-Feira de Ascensão (este ano, a 21 de Maio), parte do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré em direcção à pequena Capela de Nossa Senhora da Vitória, em Paredes.

Na Nazaré, a paisagem, a cultura do mar e as tradições religiosas fundem-se para gerar um palco único de dinamização turística. Esta exposição pretendeu informar o público sobre uma manifestação de fé que, através dos séculos, vem mobilizando as gentes locais para uma experiência cumpridora de um rigoroso ritual, onde a devoção serve de pretexto para a festa e o convívio popular. Simultaneamente, reflectiu sobre o seu impacto na vida local e nas dinâmicas da comunidade, sobre as alterações resultantes da sua actualização através dos anos.

Única que parte da Nazaré, esta é uma caminhada colectiva, organizada de juiz em juiz, para prestar o reconhecimento pela protecção sagrada aos “homens do mar”. O colorido dos trajes, a imponência dos cavalos, o ritmo da música, a genuinidade das loas, os acampamentos, os bailes e almoços no areal, transformam o Círio de Nossa Senhora da Vitória num dos maiores e mais pitorescos espectáculos da cultura nazarena.

A exposição baseou-se no levantamento documental, fotográfico e videográfico junto da população local e de participantes em antigas edições.

Colaboração:
Câmara Municipal da Nazaré, SPA vídeo – audiovisuais, Agrupamento de Escolas Amadeu Gaudêncio, Rancho Folclórico Tá-mar da Nazaré e todos os particulares que cederam fotografias e objectos para a exposição.