Museu viveu em festa o Círio de N. Sra. da Vitória

No dia 21 de Maio de 2009, realizou-se o tradicional Círio de Nossa Senhora da Vitória, que como habitual mobilizou centenas de pessoas.

Esta romagem remonta ao século XVI, quando a decadência de Paredes, devido ao assoreamento, obrigou os seus habitantes a migrar para a Pederneira e Famalicão. Consigo trouxeram o culto de Nossa Senhora da Vitória e a sua invocação como protectora dos pescadores.

Seguindo o ritual, o Círio partiu da praia, em direcção ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, onde se cumpriram as três voltas ao edifício e as Loas dos três Anjos, encaminhando-se, de seguida, para a Ermida de Paredes onde permaneceu até meio da tarde, fazendo o seu regresso ao Sítio e à praia.

A equipa do Museu esperou o Círio junto ao Santuário, acompanhada por centenas de romeiros e crianças. Estando o Museu Dr. Joaquim Manso localizado no Sítio, numa via de passagem do Círio, muitos dos acompanhantes e crianças das escolas aproveitaram para visitar a exposição “Da Nazaré à Vitória. Uma romagem de festa e devoção”, patente no Museu desde o dia 16 de Maio.

À tarde, a exposição foi ainda motivo de reportagem televisiva, num directo, no programa “Portugal no Coração”, da RTP 1.

O Museu viu assim realizado um dos seus objectivos na produção desta exposição temporária, que pretendeu envolver a comunidade local e informar as gerações actuais sobre uma manifestação de fé que, através dos séculos, vem mobilizando as gentes da Nazaré para uma experiência cumpridora de um rigoroso ritual, mas onde a devoção serve de pretexto para a festa e o convívio popular.