Exposição "Praia do Norte. Com as ondas também se pesca"





PRAIA DO NORTE. COM AS ONDAS TAMBÉM SE PESCA
14 novembro de 2014 a 5 de janeiro de 2015

Inaugurando no âmbito das Comemorações do Dia Nacional do Mar (16 novembro), o Museu Dr. Joaquim Manso apresenta uma exposição sobre as técnicas da pesca tradicional na Praia do Norte, nesta altura do ano tão concorrida pelos amantes do Surf.

Fascinando recentemente o mundo inteiro pela “descoberta” das suas grandes ondas, a Praia do Norte é desde há muito conhecida pelos pescadores da Nazaré, que desafiam e exploram a força do mar, suas ondas e marés.

No seu tempo livre, aqui vêm pescar com canas (“roleto”) e o “corrimão”, adoptando também processos como o “corrico”, “aparelho de estacar” e “pescar ao fundo”.

Com a colaboração de pescadores, a exposição aborda as tradições e oralidades em torno desta pesca individual e de subsistência, que garantia a sobrevivência das famílias nazarenas durante o rigor do inverno.



“Para o corrimão é importante haver ondas”. “Tem qu 'tar o mar ruim (…) senão o corrimão não anda, fica ali na borda d'água”.

Na Nazaré, terra de contrastes, sobressaem também diferenças entre as chamadas “Praia” e a “Praia do Norte”. A primeira, a sul do “Farol”, é balnear e turística; a do Norte, mais selvagem e conhecida pelas suas ondas alterosas, convida à prática do Surf.

Mas, as “ondas grandes” são também propícias à pesca. Pelo areal da Praia do Norte, espalham-se marítimos reformados e amadores, desde o “Farol” e Forno d'Orca até à Légua e S. Pedro de Moel.

No seu tempo livre, utilizam as canas de pesca (“roleto”) e o “corrimão”, adoptando também processos de pesca afins – os denominados “corrico”, “aparelho de estacar” e “pescar ao fundo”.

Esta pesca individual destina-se à economia familiar e tem larga tradição na Nazaré. Já em tempos antigos, para sobreviverem no inverno, os nazarenos iam ao corrimão “para apanharem peixe para comer”.

Não reconhecida pela legislação atual devido ao número elevado de anzóis, têm sido dinamizadas ações para a legalização da “pesca do corrimão”, apontada como uma pesca seletiva, que contribui para a limpeza do mar e da praia.

Também as lanchas, com redes de emalhar (“majoeira”), procuram a zona da Praia do Norte para a captura de robalos, sargos, ruivos,...



In Nazaré, land of contrasts, differences also stand out between the "Beach" and the "North Beach."
The first one, southern of the "Lighthouse", is mostly tourist and bathing.
The North Beach is wilder and known for its big waves, calling for surfing. But the "big waves" are also favorable to fishery.
Here, in their free time, fishing lovers and retired fishermen come to fish with rods and traditional devices (as “corrimão”).
This lonely fishing is only for family economy. Already in ancient times, in order to survive the winter, the fishermen used to fish with the “corrimão” to have something to eat.
Actions for its legalization have been streamlined.






Sem comentários:

Enviar um comentário