14 novembro | Tertúlia "Pescando na Praia do Norte. O Corrimão"



Tertúlia “Pescando na Praia do Norte. O Corrimão”
14 novembro, 15 horas

Integrada nas Comemorações do Dia Nacional do Mar, o Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré organiza uma tertúlia sobre a prática e técnicas da pesca tradicional na Praia do Norte, nesta altura do ano tão concorrida pelos amantes do Surf.


Fascinando recentemente o mundo inteiro pela “descoberta” das suas grandes ondas, a Praia do Norte é desde há muito conhecida pelos pescadores da Nazaré,
que desafiam a força do mar e os segredos dos seus fundos.
A “pesca do corrimão”, aqui praticada, será o tema de conversa, com a presença de pescadores e de várias entidades e especialistas: Lourenço Gorricha (Comandante da Capitania do Porto da Nazaré); Carla Maurício (CapMar – Câmara Municipal da Nazaré); António Peixe (Professor “Ciências do Mar” na Universidade Sénior da Nazaré); Eugénio Couto; António Petinga e Cremilde Barros.


Colaboração: Universidade Sénior da Nazaré / Câmara Municipal da Nazaré.
Entrada livre.

Esta iniciativa insere-se no programa comemorativo do Dia Nacional do Mar e na dinamização da exposição “Praia do Norte. Com as ondas também se pesca”, que estará patente no Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré entre 14 de novembro de 2014 e 5 de janeiro 2015, resultante de entrevistas realizadas pelo Museu sobre a pesca com o “corrimão” e do “corrico” na Praia do Norte.

No domingo, 16 de novembro (Dia Nacional do Mar), o Museu Dr. Joaquim Manso propõe a oficina pedagógica “Estórias do Mardestinada aos mais novos. Em sombras chinesas, vamos descobrir a longa história do mar e segredos que nele estão guardados. Depois, vamos desenhar e construir um “flipbook”, um pequeno livro onde as imagens parecem estar em movimento: um barco que navega nas ondas, uma gaivota que voa ao vento, uma onda que se aproxima do farol, … Esta atividade requer marcação prévia no valor de 1 euro (até dia 14 de novembro).

Sem comentários:

Enviar um comentário