Visita da comitiva brasileira que acompanha imagem de N.ª Sr.ª da Nazaré de Belém do Pará

No dia 2 de março o Museu Dr. Joaquim Manso foi visitado pela comitiva que acompanha a imagem peregrina de Nossa Senhora da Nazaré, de Belém do Pará (Brasil), que esteve na Nazaré numa visita de dois dias. Do acervo do Museu, para além de imagens e gravuras associadas à devoção a Nossa Senhora da Nazaré, constam alguns “registos de santo" evocativos do milagre de Nossa Senhora da Nazaré de Belém do Pará, datados da segunda metade do século XIX.

No primeiro dia, 1 de março, do programa oficial constou uma celebração eucarística no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, onde entoou alguns cânticos Fafá de Belém.

O "Círio de Nazaré", de Belém do Pará, é considerado a maior manifestação religiosa do mundo, conseguindo congregar num dia cerca de 2 milhões de pessoas. Realiza-se anualmente desde o século XVIII, numa celebração composta por várias etapas e símbolos, em torno da imagem de Nossa Senhora da Nazaré, devoção que foi introduzida no Pará pelos Jesuítas, no século XVII. Em setembro de 2004, foi registado como Património Cultural de Natureza Imaterial (consultar), pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Ler mais em Portal da Câmara Municipal da Nazaré.

Sem comentários:

Enviar um comentário