“estórias e poesias de José Soares” | 17 março


Em março, no âmbito da iniciativa “Objeto do Mês”, o Museu Dr. Joaquim Manso destaca a pintura “Cabeça de nazarena”, de José Soares, oferecida pelo autor nos anos 1970.
Escritor e estudioso da Nazaré, José Soares (n. 1922) publicou vários trabalhos sobre a história, costumes e tradições locais, privilegiando um contacto estreito com artistas e intelectuais que frequentavam esta praia em meados do século XX. Nos anos 1970, colabora na recolha e no estudo de objetos etnográficos, com vista à organização e abertura do Museu Dr. Joaquim Manso. 
Este é o pretexto para uma tertúlia de homenagem ao autor, com a presença de nomes ligados ao património, à literatura e às artes plásticas: António Jacinto Pascoal, Basílio Martins, Felisberto Santos Matos e Francisco Abreu Pessegueiro.
A sessão contará ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Nazaré e com a apresentação do filme de Steve Delgado, “O Corrimoeiro”, gravado no Museu Dr. Joaquim Manso com narração de José Soares, a partir da sua obra homónima.
Num convite para esta sessão, fiquemos com as palavras do poeta: “O homem não é o que parece nem o que é mas o que vai sendo. É portanto, um pouco mais do que diz o poeta (Carlos Queirós): ‘por dentro das coisas é que as coisa são’. Afinal, o Homem é a sua história”.
No dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, no Externato D. Fuas Roupinho, decorrerá uma sessão de leitura de poemas de José Soares.

Sem comentários:

Enviar um comentário