Nos dias 29 e 30 de Abril, decorreu a formação "Escolas e Museus. Uma educação pós-moderna?", uma organização conjunta do Museu Dr. Joaquim Manso e do Museu José Malhoa.
Cerca de 45 participantes, com perfis profissionais ligados ao ensino, aos museus, ao património e à arte, estiveram nas Caldas da Rainha e na Nazaré, para reflectirem sobre a educação em contexto museológico e a sua articulação com o contexto escolar, no sentido de uma educação mais integrada, onde a criatividade e o espírito crítico sejam pedras basilares do processo de crescimento das crianças e jovens.
A formação foi orientada por Genoveva Oliveira, docente do ensino secundário e doutoranda em História da Arte / Museologia pela Universidade de Évora, com uma investigação centrada nas questões da educação artística nos museus.
Depois da apresentação do percurso evolutivo dos conceitos em torno de educação artística, sempre com grande referência à esfera internacional, o programa incidiu na perspectiva pós-moderna, a que é inerente a multiplicidade cultural, bem como a necessidade de uma escola e de um museu de "inclusão".
Debateram-se problemas e práticas inerentes a ambas as entidades educativas, analisando-se as dificuldades de articulação e apontando-se estratégias para formas de comunicação mais eficazes, sempre respeitando a identidade e a especificidade de cada uma das instituições.
No fim, concluiu-se que esta temática é transversal a toda a prática museológica e que são imensos e ambiciosos os novos desafios que se colocam à educação, quer em contexto escolar, quer em museus, qualquer que seja a sua dimensão ou área disciplinar.
A todos os formandos e participantes, não esqueçam de trocar as vossas opiniões, dúvidas ou informações, através da lista de contactos!
Na Nazaré, cuja sessão decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, a formação contou com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré.
Sem comentários:
Enviar um comentário