Dia Internacional dos Museus | 18 de Maio



9h30 às 12h: Torneio infantil “Um chuto para o futuro”
Mini-torneio infantil de futebol, no jardim do Museu, em dinamização da exposição “Nazarenos: Um chuto do passado” e com a participação dos alunos da Escola EB 1 do Sítio – Agrupamento de Escolas da Nazaré.


Colaboração: Agrupamento de Escolas da Nazaré e curso “Técnico de Organização de Eventos” da EPN – Escola Profissional da Nazaré.
Local: Jardim do Museu Dr. Joaquim Manso



14h30: Sessão inaugural da “Exposição de Fotografia. Avellar Soeiro” 
Exposição de fotografia de Avellar Soeiro (1918-2010), membro do Foto Club 6x6 que, nos anos 1950-60, captou a essência popular do país. A sua obra alia a qualidade artística ao valor documental e etnográfico das imagens.
A Nazaré mereceu a atenção da sua objectiva, trazendo até nós imagens de crianças a brincarem na praia, as conversas de rua, a angústia das viúvas, a lota improvisada no areal e aspectos da faina do mar, que são apresentados pela primeira vez nesta tradicional vila piscatória.


Colaboração: Câmara Municipal da Nazaré e família do autor.
Local: Centro Cultural da Nazaré
Calendarização: 11 a 29 de Maio


15h00: Inauguração da exposição “Memórias da minha rua”
Reconhecendo que as vivências do quotidiano da Nazaré estão intimamente ligadas à rua, foi desenvolvido um projecto de parceria entre o Museu Dr. Joaquim Manso e a Universidade Sénior da Nazaré, onde os alunos representaram as memórias sobre as ruas da sua juventude. O resultado é apresentado nesta exposição, com trabalhos muito diversificados, que evocam o património imaterial da Nazaré e documentam práticas de socialização de uma comunidade em que todas as ruas vão dar ao mar.


Colaboração: Câmara Municipal da Nazaré / Universidade Sénior da Nazaré
Local: Átrio da Biblioteca Municipal da Nazaré
Calendarização: 18 de Maio a 6 de Junho


15h30: Tertúlia “A fotografia na memória da Nazaré”
Mesa-redonda complementar à “Exposição de fotografia. Avellar Soeiro”, com os fotógrafos Francisco Feio (Instituto Português de Fotografia), Vítor Estrelinha (Câmara Municipal da Nazaré) e Hugo Trindade (Universidade Sénior da Nazaré).
A democratização da fotografia ou a sua vertente mais artística participaram, nem sempre de forma descomprometida, na formação de uma certa imagem identitária da Nazaré. Estas e outras questões servirão de mote para uma discussão em torno do papel do Museu Dr. Joaquim Manso e da fotografia na revisão da memória nazarena.


Colaboração: Câmara Municipal da Nazaré, Universidade Sénior da Nazaré e Instituto Português de Fotografia
Local: Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré


No dia 18 de Maio, a entrada no Museu Dr. Joaquim Manso e em todos os eventos será gratuita.


Consultar o cartaz do programa do Dia Internacional dos Museus no Museu Dr. Joaquim Manso.
Mais informação sobre o Dia Internacional dos Museus no portal do Instituto dos Museus e da Conservação.

Sem comentários:

Enviar um comentário