Museu Dr. Joaquim Manso visitou museus de Fátima e Ourém

No dia 2 de Setembro, o Museu Dr. Joaquim Manso visitou o MASE - Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima e o Museu Municipal de Ourém.

Em Fátima, a directora do Museu Dr. Joaquim Manso, Dóris Santos, e os técnicos Deolinda Anastácio e Emílio Vasco reuniram com o director do MASE, Gonçalo Cardoso, para partilhar experiências e conhecimentos relativos ao inventário das colecções, conservação preventiva e organização de reservas.
Esteve igualmente presente a conservadora-restauradora Eunice Lopes, professora do Instituto Politécnico de Tomar, que prepara a sua dissertação de doutoramento sobre museus e turistas.

Seguiu-se a visita ao Museu Municipal de Ourém – núcleo Casa do Administrador e parte das suas reservas.
A sua directora, Ana Saraiva, deu a conhecer os critérios que presidiram à concepção deste Núcleo, bem como a organização das futuras áreas destinadas a exposição, serviços e reservas.

Este encontro resultou numa mais-valia para todos os participantes, aproximando museus da RPM pertencentes a diferentes tutelas (Ministério da Cultura, Igreja Católica e Município). Ao enriquecimento formativo, associou-se o seu grande interesse para a preparação da transferência do Museu Dr. Joaquim Manso e da programação do futuro espaço arquitectónico.

Leia também uma notícia sobre esta visita no
blog do MASE.

Sem comentários:

Enviar um comentário