Exposição | Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos

Desde o dia 18 de Maio, no Centro Cultural da Nazaré, está patente ao público “Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos”, exposição evocativa da realidade balnear da Nazaré entre finais do século XIX e os anos 1960.
A exposição assume um carácter sobretudo documental e fotográfico, a partir do acervo do Museu Dr. Joaquim Manso e do levantamento junto da comunidade e de outros museus nacionais, complementando-se com a apresentação de objectos relacionados com os hábitos balneares.

Grande parte da sua informação é inédita, resultando de uma investigação desenvolvida pelo Museu Dr. Joaquim Manso e entrevistas junto de veraneantes, banheiros, antigos banheiros e seus familiares.

O percurso distribui-se pelos seguintes núcleos temáticos: “A moda de ir a banhos”; “À procura de saúde”; “Transportes e alojamento”; “O dia-a-dia de um banhista”; “Ser banheiro – uma transmissão hereditária”; “De banheiro a nadador-salvador”; “Barracas a Norte pescadores a Sul”; “Divertimentos de uma Praia de Banhos” e “Propaganda turística”.

Venha conhecer ou relembrar a “Nazaré Praia de Banhos”, quando o banheiro ajudava a "dar o banho", os pesados bancos de madeira se distribuíam pelas barracas e toldos e eram motivo de brincadeira para a criançada. Não faltam os fatos-de-banho de princípio do século XX, os baldes e pás de folha e os divertidos “Robertos”. E, para terminar, a bolacha americana ou outros bolinhos, anunciados pelos pregões das suas vendedoras.

Até 20 de Junho, no Centro Cultural da Nazaré, junto à praia.

Horário: segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 14h às 19h; sábado, domingo e feriados, das 15h às 19h
Local: Centro Cultural da Nazaré, junto à praia
Organização: Museu Dr. Joaquim Manso, com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré

O Museu Dr. Joaquim Manso agradece a todas as pessoas e entidades que colaboraram na organização desta exposição, nomeadamente pela sua disponibilidade para as entrevistas e pelo generoso empréstimo de fotografias, filmes, documentação e objectos.

Agradecimentos institucionais: Arquivo Distrital de Leiria, Capitania do Porto da Nazaré, Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Escola Profissional da Nazaré, Museu do Brinquedo de Sintra, Museu Nacional do Traje, SA Marionetas – Teatro & Bonecos, Sol e Mar – Associação de Banheiros da Nazaré, Valente e Hilário Lda.

Sem comentários:

Enviar um comentário