Várias actividades animaram o Dia Internacional dos Museus











Em 2010, o Dia Internacional dos Museus assentou no tema “Museus e a Harmonia Social”. Procurando reflectir sobre o seu contributo para a integração de todos os cidadãos e para o diálogo entre diferentes culturas e mentalidades, o Museu Dr. Joaquim Manso dinamizou um programa diversificado, que se estendeu pelos dias 18 e 19 de Maio, nas suas instalações, no Centro Cultural da Nazaré e na praia. Os alunos do 1º Ano do Curso de Animação Cultural do Instituto Politécnico de Leiria assumiram o desafio da sua concepção e realização.

No dia 18 de Maio, o Grupo Sénior do Centro Comunitário da Confraria de N. Sra. da Nazaré participou numa animada sessão musical no Museu, entre quadras originais, canções tradicionais e momentos de dança, aos quais se juntaram alguns turistas curiosos.
No Centro Cultural da Nazaré, a tarde foi tempo para a actividade “Conta-me como foi. Digo-te como será…”. Uma turma da E.B.1 do Bairro dos Pescadores do Agrupamento de Escolas da Nazaré e alunos da Universidade Sénior visitaram a exposição “Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos” e partilharam as suas vivências sobre a época balnear, culminando num momento de expressão pela pintura, na praia.

Ao longo do dia 19 de Maio, quatro turmas do Agrupamento de Escolas da Nazaré participaram no “Pirata em Rede”. Após a visita à exposição “Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos”, no Centro Cultural da Nazaré, todos os alunos envolveram-se numa concorrida gincana na praia, cuja temática incidia na exposição e na realidade nazarena. Por fim, alunos e professores participaram numa animada sessão de dança.

No Museu, “Embarcação de sonhos” deu a conhecer a Lenda da Nazaré e as suas vivências piscatórias a um grupo da CERCINA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas. Um teatro de fantoches, pintura de barcos de papel e a simulação da navegação em alto mar marcaram as várias estratégias desta actividade, que envolveu emotivamente os utentes desta instituição, as alunas do IPL e os técnicos do Museu Dr. Joaquim Manso.

Mais do que o número de visitantes ou de participantes, nestas Comemorações interessou-nos sobretudo trazer ao Museu novos públicos; crescer em conjunto com alunos e participantes e perceber de que maneira este trabalho, cuja avaliação foi por todos tão positiva, pode efectivamente ter continuidade e frutificar…

O nosso agradecimento e reconhecimento a todos os que realizaram, participaram e apoiaram as actividades do Dia Internacional dos Museus 2010:
Agrupamento de Escolas da Nazaré, Capitania do Porto da Nazaré, Câmara Municipal da Nazaré, Cercina, Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (IPL) e Universidade Sénior da Nazaré.

Patrocínios:
Cafés Delta, GCT grupo, Modelo, Pastelaria Batel, Residencial Promontório, Valente e Hilário Lda., Zé Manel dos Bolos.



Sem comentários:

Enviar um comentário