Exposição | Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos

Desde o dia 18 de Maio, no Centro Cultural da Nazaré, está patente ao público “Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos”, exposição evocativa da realidade balnear da Nazaré entre finais do século XIX e os anos 1960.
A exposição assume um carácter sobretudo documental e fotográfico, a partir do acervo do Museu Dr. Joaquim Manso e do levantamento junto da comunidade e de outros museus nacionais, complementando-se com a apresentação de objectos relacionados com os hábitos balneares.

Grande parte da sua informação é inédita, resultando de uma investigação desenvolvida pelo Museu Dr. Joaquim Manso e entrevistas junto de veraneantes, banheiros, antigos banheiros e seus familiares.

O percurso distribui-se pelos seguintes núcleos temáticos: “A moda de ir a banhos”; “À procura de saúde”; “Transportes e alojamento”; “O dia-a-dia de um banhista”; “Ser banheiro – uma transmissão hereditária”; “De banheiro a nadador-salvador”; “Barracas a Norte pescadores a Sul”; “Divertimentos de uma Praia de Banhos” e “Propaganda turística”.

Venha conhecer ou relembrar a “Nazaré Praia de Banhos”, quando o banheiro ajudava a "dar o banho", os pesados bancos de madeira se distribuíam pelas barracas e toldos e eram motivo de brincadeira para a criançada. Não faltam os fatos-de-banho de princípio do século XX, os baldes e pás de folha e os divertidos “Robertos”. E, para terminar, a bolacha americana ou outros bolinhos, anunciados pelos pregões das suas vendedoras.

Até 20 de Junho, no Centro Cultural da Nazaré, junto à praia.

Horário: segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 14h às 19h; sábado, domingo e feriados, das 15h às 19h
Local: Centro Cultural da Nazaré, junto à praia
Organização: Museu Dr. Joaquim Manso, com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré

O Museu Dr. Joaquim Manso agradece a todas as pessoas e entidades que colaboraram na organização desta exposição, nomeadamente pela sua disponibilidade para as entrevistas e pelo generoso empréstimo de fotografias, filmes, documentação e objectos.

Agradecimentos institucionais: Arquivo Distrital de Leiria, Capitania do Porto da Nazaré, Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Escola Profissional da Nazaré, Museu do Brinquedo de Sintra, Museu Nacional do Traje, SA Marionetas – Teatro & Bonecos, Sol e Mar – Associação de Banheiros da Nazaré, Valente e Hilário Lda.

6 Junho | À volta da algibeira

No próximo dia 6 de Junho, o Museu Dr. Joaquim Manso comemora mais um aniversário.
Para assinalar a data e concluindo o projecto “Conversas de Algibeira”, terá lugar a inauguração da exposição “À volta da algibeira”, pelas 17 horas. Apresenta os diversos trabalhos realizados pelos alunos da Universidade Sénior da Nazaré, todos inspirados na tradicional “algibeira” do traje feminino.

Este projecto de parceria entre o Museu Dr. Joaquim Manso e a Universidade Sénior da Nazaré teve início a 8 de Março, com a tertúlia “Nazaré no Feminino” e uma visita ao Museu, e envolveu as disciplinas de “Introdução à Cerâmica”, “Cerâmica” (Prof.ª Sandra Trindade), “Bordados” (Prof.ª Rosa Santos), “Português” (Prof.ª Paula Veloso) e o “Clube Sénior de Fotografia” (Prof. Hugo Trindade). Proporcionando a reflexão sobre o traje tradicional da Nazaré, a partilha de saberes e vivências sobre o mesmo, o projecto “Conversas de algibeira” convidou ainda à abordagem deste acessório feminino do ponto de vista poético, fotográfico e artístico.

A exposição estará patente ao público no Museu Dr. Joaquim Manso, entre 6 e 30 de Junho, no seu horário habitual (horário de Verão, de terça-feira a domingo, entre as 10h e as 18h).

Organização: Museu Dr. Joaquim Manso e Universidade Sénior da Nazaré / Câmara Municipal da Nazaré
Inauguração: 6 Junho, 17h
Local: Museu Dr. Joaquim Manso
(Imagem: trabalho de Fernanda Santos / Clube Sénior de Fotografia)

Várias actividades animaram o Dia Internacional dos Museus











Em 2010, o Dia Internacional dos Museus assentou no tema “Museus e a Harmonia Social”. Procurando reflectir sobre o seu contributo para a integração de todos os cidadãos e para o diálogo entre diferentes culturas e mentalidades, o Museu Dr. Joaquim Manso dinamizou um programa diversificado, que se estendeu pelos dias 18 e 19 de Maio, nas suas instalações, no Centro Cultural da Nazaré e na praia. Os alunos do 1º Ano do Curso de Animação Cultural do Instituto Politécnico de Leiria assumiram o desafio da sua concepção e realização.

No dia 18 de Maio, o Grupo Sénior do Centro Comunitário da Confraria de N. Sra. da Nazaré participou numa animada sessão musical no Museu, entre quadras originais, canções tradicionais e momentos de dança, aos quais se juntaram alguns turistas curiosos.
No Centro Cultural da Nazaré, a tarde foi tempo para a actividade “Conta-me como foi. Digo-te como será…”. Uma turma da E.B.1 do Bairro dos Pescadores do Agrupamento de Escolas da Nazaré e alunos da Universidade Sénior visitaram a exposição “Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos” e partilharam as suas vivências sobre a época balnear, culminando num momento de expressão pela pintura, na praia.

Ao longo do dia 19 de Maio, quatro turmas do Agrupamento de Escolas da Nazaré participaram no “Pirata em Rede”. Após a visita à exposição “Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos”, no Centro Cultural da Nazaré, todos os alunos envolveram-se numa concorrida gincana na praia, cuja temática incidia na exposição e na realidade nazarena. Por fim, alunos e professores participaram numa animada sessão de dança.

No Museu, “Embarcação de sonhos” deu a conhecer a Lenda da Nazaré e as suas vivências piscatórias a um grupo da CERCINA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas. Um teatro de fantoches, pintura de barcos de papel e a simulação da navegação em alto mar marcaram as várias estratégias desta actividade, que envolveu emotivamente os utentes desta instituição, as alunas do IPL e os técnicos do Museu Dr. Joaquim Manso.

Mais do que o número de visitantes ou de participantes, nestas Comemorações interessou-nos sobretudo trazer ao Museu novos públicos; crescer em conjunto com alunos e participantes e perceber de que maneira este trabalho, cuja avaliação foi por todos tão positiva, pode efectivamente ter continuidade e frutificar…

O nosso agradecimento e reconhecimento a todos os que realizaram, participaram e apoiaram as actividades do Dia Internacional dos Museus 2010:
Agrupamento de Escolas da Nazaré, Capitania do Porto da Nazaré, Câmara Municipal da Nazaré, Cercina, Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (IPL) e Universidade Sénior da Nazaré.

Patrocínios:
Cafés Delta, GCT grupo, Modelo, Pastelaria Batel, Residencial Promontório, Valente e Hilário Lda., Zé Manel dos Bolos.



Noite dos Museus 2010









Na noite de 15 de Maio, a tenda montada pela Câmara Municipal da Nazaré no jardim do Museu Dr. Joaquim Manso encheu-se para assistir às propostas festivas que integraram esta instituição no evento europeu que, anualmente, abre as portas dos museus a partir do pôr-do-sol.

À entrada do Museu, os visitantes eram convidados para a inauguração da exposição “Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos”, através de uma apresentação multimédia. Ao longo das salas, eram surpreendidos por personagens vestidas com pormenorizados fatos de papel, que recriavam a evolução da moda desde os tempos romanos, a pintura renascentista, o tempo de Maria Antonieta até ao “agressivo” século XXII.
“Moda efémera” foi o resultado do trabalho de Artes do 11º Ano do Externato D. Fuas Roupinho.

Uma “Viagem Poética pela Lusofonia” deu a conhecer textos de escritores de países de expressão portuguesa, numa viagem iniciada e terminada na Nazaré, onde o mar é ponto de partida e regresso, de distância e aproximação entre os povos.

A participação do Externato D. Fuas Roupinho completava-se com um momento de Dança Hip-Hop.

O serão prosseguiu com o espectáculo proporcionado pela qualidade do grupo Amigos para Sempre “Nova Geração”, cujo repertório incluiu músicas de autores portugueses e brasileiros.


Agradecimentos:

Amigos para Sempre “Nova Geração”, Câmara Municipal da Nazaré, Externato D. Fuas Roupinho.

Patrocínios:
Cafés Delta, GCT grupo, Modelo, Pastelaria Batel, Residencial Promontório, Zé Manel dos Bolos.



Dia Internacional dos Museus | 18 Maio

Dia Internacional dos Museus
18 de Maio, terça-feira


Inauguração da Exposição “Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos”
16h30
Local da exposição: Centro Cultural da Nazaré
Organização: Museu Dr. Joaquim Manso, com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré



Actividades Educativas “Museus e Harmonia Social”
O Museu Dr. Joaquim Manso, em parceria com 1º Ano do Curso de Animação Cultural da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria, desenvolve nos dias 18 e 19 de Maio um programa de actividades vocacionado para diferentes públicos do concelho da Nazaré.

18 de Maio
14h30 – Actividades com o Grupo Sénior do Centro Comunitário da CNSN, no Museu Dr. Joaquim Manso
14h30 – “Conta-me como foi. Digo-te como será…”, actividade em articulação com a Universidade Sénior da Nazaré e o Agrupamento de Escolas da Nazaré, no Centro Cultural da Nazaré

19 de Maio
10h00 – “Embarcação de sonhos”, actividades com a CERCINA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas, no Museu Dr. Joaquim Manso
9h30 às 17h30 – “Pirata em Rede”, actividades com o Agrupamento de Escolas da Nazaré, no Centro Cultural da Nazaré

No dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, a entrada no Museu Dr. Joaquim Manso será gratuita.

Noite dos Museus 2010

Nos últimos anos, Maio tem vindo a associar-se aos museus, devido a duas importantes celebrações que têm lugar neste mês: a Noite dos Museus e o Dia Internacional dos Museus.
O Museu Dr. Joaquim Manso, no Sítio da Nazaré, integra-se mais uma vez nestas iniciativas, com um programa variado.

Noite dos Museus
15 de Maio, sábado

A Noite dos Museus é um evento europeu, por proposta do Ministério da Cultura e da Comunicação de França iniciada em 2005, ao qual se tem associado um número crescente de museus portugueses. No sábado anterior ao Dia Internacional dos Museus, acolhendo gratuitamente os seus visitantes, os museus abrem as suas portas e promovem iniciativas culturais e festivas desde o pôr-do-sol até cerca da meia-noite.

Local: Salas e Jardim Náutico do Museu Dr. Joaquim Manso
Horário: A partir das 21.30 h

21h30: "Moda efémera" e "Viagem poética pela Lusofonia”
22h: Dança Hip-Hop
pelos alunos do Externato D. Fuas Roupinho

22h15: Serão musical pelo grupo Amigos para Sempre “Nova Geração”


Entrada gratuita.

Contamos com a sua presença! Venha passar a sua noite de sábado no Museu Dr. Joaquim Manso, ficando a conhecer mais sobre as suas colecções, assistindo a um sugestivo programa cultural e a um animado espectáculo musical.

Promoção de livros | Dia Internacional dos Museus

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, o Instituto dos Museus e da Conservação promove uma Campanha Promocional, no período entre 15 e 30 de Maio.

Compre algumas das publicações do Museu Dr. Joaquim Manso ou de outro museu do IMC, a preços muito convidativos.

Mais informações:
O que há na Loja

11 Maio | entrada gratuita

No dia 11 de Maio, o Museu Dr. Joaquim Manso, assim como os demais museus e palácios dependentes do Instituto dos Museus e da Conservação, terão acesso gratuito, por ocasião da visita do Papa Bento XVI a Portugal.

Todos os museus, palácios, monumentos e sítios tutelados pelo Ministério da Cultura mantêm-se abertos ao público no dia 13 de Maio, no seu horário normal.