Inauguração da exposição “CORES DA NAZARÉ. A pintura de Ana Maria Botelho”






24 setembro | INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “CORES DA NAZARÉ. A pintura de Ana Maria Botelho”, no âmbito das Jornadas Europeias do Património

Foi com casa cheia, e com a leitura de poemas pelo grupo "AMIGOS DAS LETRAS DE ALCOBAÇA", que abrimos a exposição que revela ao público os últimos trabalhos da artista Ana Maria Botelho (1936-1956), inspirados na Nazaré e nas suas memórias, como que "num regresso à infância". A esta vila piscatória foi trazida pela primeira vez em pequena, na companhia do "avô Bellas", que seria à época "diretor das conservas". Desde então, ao longo da sua vida, as nazarenas "sempre inspiraram a sua pintura (...) pela carga dramática que carregam".

Jorge Pereira de Sampaio, historiador e amigo pessoal da pintora, explicou a motivação desta exposição e os critérios que presidiram à seleção das 10 pinturas agora reveladas. Com um traço algo "naïf", plenas de cor ou evocando o negro e o padrão do traje nazareno, elas estabelecem diálogos com os objetos etnográficos e artísticos em exposição no Museu, incitando a olhares e leituras transversais.

Para além das palavras dos filhos e familiares da pintora, o grupo "Amigos das Letras" declamou vários poemas da autoria de Ana Maria Botelho, compilados em "Passos da minha noite" (2015), uma colectânea de textos escritos ao longo de cerca de 50 anos.

OS NOSSOS AGRADECIMENTOS a todos os presentes e a todos os que tornaram possível esta exposição / homenagem a Ana Maria Botelho!

ORGANIZAÇÃO:
Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré / Direção Regional de Cultura do Centro
Jorge Pereira de Sampaio

HORÁRIO:
24 de setembro a 6 de novembro de 2016
terça-feira a domingo, 10h-12h30 | 14h-18h (17h30 a partir de 1 de outubro)

+ INFORMAÇÃO
aqui







Sem comentários:

Enviar um comentário