Tertúlia "Barcos da Nazaré. Ontem e hoje"


Tertúlia "Barcos da Nazaré. Ontem e hoje"

Assinalando o encerramento da exposição "Entrar ao Mar. Miniaturas de Embarcações do Museu Dr. Joaquim Manso" decorreu no dia 28 de abril a Tertúlia "Barcos da Nazaré. Ontem e hoje", no Centro Cultural da Nazaré.

Jaime Vagos, pescador de arte xávega, Henrique Piló, pescador do candil, e Joaquim Zarro, Presidente da Associação de Armadores e Pescadores da Nazaré, vieram trazer a sua experiência, conhecimentos e preocupações com a situação atual das pescas. A arte xávega já não se pratica na Nazaré, nem para fins turísticos; nem meia dúzia de pescadores hoje se dedica ao "candil"; quem continua a querer ir ao mar já não sabe se o pode fazer, com a acelerada diminuição do número de marítimos.

Entre quotas de pescado, diferenças e continuidades nas embarcações e artes de pesca, os perigos e problemas que se levantam numa vida considerada precária, todos concluem que, no entanto, não sabem nem querem fazer outra coisa senão "ir ao mar"...
Uma conversa animada, que foi suscitando o interesse da assistência, também ela muito participativa.
Agradecemos a colaboração do Centro Cultural da Nazaré / CMN, de Emílio Vasco, de todos os oradores, bem como da Prof. Carla Maurício e dos alunos de "Ciências do Mar" da Universidade Sénior da Nazaré!


Sem comentários:

Enviar um comentário