18 abril | Dia de Jogos no Museu


Banca


18 abril | DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS
2016 "Desporto. Um Património Comum"

O Museu Dr. Joaquim Manso lançou o desafio e, no dia 18 de abril - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, tivemos uma animada tarde de jogos tradicionais!


Os alunos da Universidade Sénior da Nazaré / Município da Nazaré trouxeram a sua alegria e a sabedoria dos "jogos d'antigamente" - jogo dos bates, ao monte, chocalho, pião, mosca, ...


Os alunos de Desporto da EPNazaré - Escola Profissional da Nazaré experimentaram esses jogos, mas também vieram explicar ou desafiar a jogar uma nova versão do chinquilho, a petanca, o tiro ao alvo com arco ou testar o equilíbrio com o aro de uma bicicleta.


Jogou-se também ao chinquilho tradicional, com o equipamento gentilmente cedido pela Casa do Adro - Associação Cultural / Associação Recreativa Pederneirense.


Pelo meio, jogou-se ainda ao "A um ar", "Aqui vai o lenço", "Pisca o olho" e, em grande animação, alunos, funcionários do Museu e visitantes, todos juntos, terminámos a tarde com o "jogo da banca", que tradicionalmente se jogava nas ruas da Nazaré, no período da Páscoa, sobretudo na Sexta-feira Santa.

Não se sabe bem qual a equipa vencedora, se foi "a de cima", se "a de baixo", mas o que é certo... é que todos nos divertimos muito, numa tarde de convívio em torno do "Desporto. Um Património Comum"!

+ INFORMAÇÃO sobre o programa DIMS2016.


Pião

Aro

Petanca

Monte

Chinquilho 2

Chinquilho

Tiro ao alvo





Sem comentários:

Enviar um comentário