Exposição "Entre a Terra e o Mar - Artes e Ofícios"
"Entre a Terra e o Mar - Artes e Ofícios" é o título da mostra que o Centro Cultural da Nazaré (antiga lota) apresenta entre 7 de maio e 9 de julho.
O Museu Dr. Joaquim Manso colabora na exposição, nomeadamente através da cedência de vários objetos ligados à pesca tradicional da Nazaré.
+ informação aqui.
Passe por lá, até 9 de julho!
Tertúlia "Barcos da Nazaré. Ontem e hoje"
Tertúlia "Barcos da Nazaré. Ontem e hoje"
Assinalando o encerramento da exposição "Entrar ao Mar. Miniaturas de Embarcações do Museu Dr. Joaquim Manso" decorreu no dia 28 de abril a Tertúlia "Barcos da Nazaré. Ontem e hoje", no Centro Cultural da Nazaré.
Jaime Vagos, pescador de arte xávega, Henrique Piló, pescador do candil, e Joaquim Zarro, Presidente da Associação de Armadores e Pescadores da Nazaré, vieram trazer a sua experiência, conhecimentos e preocupações com a situação atual das pescas. A arte xávega já não se pratica na Nazaré, nem para fins turísticos; nem meia dúzia de pescadores hoje se dedica ao "candil"; quem continua a querer ir ao mar já não sabe se o pode fazer, com a acelerada diminuição do número de marítimos.
Entre quotas de pescado, diferenças e continuidades nas embarcações e artes de pesca, os perigos e problemas que se levantam numa vida considerada precária, todos concluem que, no entanto, não sabem nem querem fazer outra coisa senão "ir ao mar"...
Uma conversa animada, que foi suscitando o interesse da assistência, também ela muito participativa.
Agradecemos a colaboração do Centro Cultural da Nazaré / CMN, de Emílio Vasco, de todos os oradores, bem como da Prof. Carla Maurício e dos alunos de "Ciências do Mar" da Universidade Sénior da Nazaré!
tertúlia "Barcos da Nazaré. Ontem e hoje"
“Barcos da Nazaré. Ontem e hoje”
28 de abril, 15 horas
Centro Cultural da Nazaré
No âmbito da programação cultural da exposição temporária “ENTRAR AO MAR. Miniaturas de Embarcações do Museu Dr. Joaquim Manso”, patente no Centro Cultural da Nazaré (antiga Lota), convidamos para uma conversa com pescadores e antigos pescadores, sobre barcos e artes de pesca tradicionais da Nazaré. Vão ser eles os protagonistas, vamos escutar as suas memórias, as suas histórias e saberes...
Contamos ainda com a presença dos alunos da turma “Ciências do Mar”, da Universidade Sénior da Nazaré / Câmara Municipal da Nazaré, orientados pela prof. Carla Maurício.
A exposição “ENTRAR AO MAR. Miniaturas de Embarcações do Museu Dr. Joaquim Manso” apresenta um conjunto de miniaturas de embarcações tradicionais da costa portuguesa, com particular incidência na Nazaré, num intuito de divulgar a coleção do Museu Dr. Joaquim Manso, que foi sendo reunida com finalidade de documentar processos da pesca artesanal ou a história das próprias embarcações, seus pescadores e armadores.
É de destacar um núcleo de miniaturas provenientes do Museu de Etnologia do Porto, em depósito no Museu da Nazaré desde os anos 1990, e que denotam a missão do então designado Museu de Etnografia e História do Douro Litoral, criado em 1945 sob tutela da Junta de Província do Douro Litoral.
Calendarização da exposição: 19 março a 30 abril
Local: Centro Cultural da Nazaré
Organização: Museu Dr. Joaquim Manso
Colaboração: Câmara Municipal da Nazaré e apoio da Nazaré TV e de Tá-Mar – Rancho Folclórico
CENTRO CULTURAL DA NAZARÉ
Edifício Antiga Lota
Av. Manuel Remígio | 2450 – 106 Nazaré
telef. 262561194 (Turismo)
Horário:
segunda a sexta-feira, 9h30-13h | 14h30 – 17h30h
sábado, 15h – 18h
MUSEU DR. JOAQUIM MANSO| Direção Regional de Cultura do Centro
Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | NAZARÉ
telef. 262562801
mjmanso@drcc.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.com
https://www.facebook.com/MuseudaNazare/
CENTRO CULTURAL DA NAZARÉ
Edifício Antiga Lota
Av. Manuel Remígio | 2450 – 106 Nazaré
telef. 262561194 (Turismo)
Horário:
segunda a sexta-feira, 9h30-13h | 14h30 – 17h30h
sábado, 15h – 18h
MUSEU DR. JOAQUIM MANSO| Direção Regional de Cultura do Centro
Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | NAZARÉ
telef. 262562801
mjmanso@drcc.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.com
https://www.facebook.com/MuseudaNazare/
18 abril | Dia de Jogos no Museu
Banca |
18 abril | DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS
2016 "Desporto. Um Património Comum"
O Museu Dr. Joaquim Manso lançou o desafio e, no dia 18 de abril - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, tivemos uma animada tarde de jogos tradicionais!
Os alunos da Universidade Sénior da Nazaré / Município da Nazaré trouxeram a sua alegria e a sabedoria dos "jogos d'antigamente" - jogo dos bates, ao monte, chocalho, pião, mosca, ...
Os alunos de Desporto da EPNazaré - Escola Profissional da Nazaré experimentaram esses jogos, mas também vieram explicar ou desafiar a jogar uma nova versão do chinquilho, a petanca, o tiro ao alvo com arco ou testar o equilíbrio com o aro de uma bicicleta.
Jogou-se também ao chinquilho tradicional, com o equipamento gentilmente cedido pela Casa do Adro - Associação Cultural / Associação Recreativa Pederneirense.
Pelo meio, jogou-se ainda ao "A um ar", "Aqui vai o lenço", "Pisca o olho" e, em grande animação, alunos, funcionários do Museu e visitantes, todos juntos, terminámos a tarde com o "jogo da banca", que tradicionalmente se jogava nas ruas da Nazaré, no período da Páscoa, sobretudo na Sexta-feira Santa.
Não se sabe bem qual a equipa vencedora, se foi "a de cima", se "a de baixo", mas o que é certo... é que todos nos divertimos muito, numa tarde de convívio em torno do "Desporto. Um Património Comum"!
+ INFORMAÇÃO sobre o programa DIMS2016.
Pião |
Aro |
Petanca |
Monte |
Chinquilho 2 |
Chinquilho |
Tiro ao alvo |
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | 16 a 18 abril
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
16 a 18 abril 2016
O Museu Dr. Joaquim Manso comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano dedicado ao tema “Desporto. Um Património Comum”, com um programa que se distribui desde o dia 16 de abril à segunda-feira 18 de abril, em que se encontrará excepcionalmente aberto ao público.
Mostra expositiva “Memórias desportivas da Nazaré”
16 a 18 de abril 2016
Divulgação de aspetos da coleção do Museu Dr. Joaquim Manso | Museu da Nazaré relacionados com o tema “Desporto”, trazendo à memória jogos tradicionais na Nazaré, que eram praticados nas ruas ou na praia (“bates”, “tá abafado”, “o monte”, “a banca”, “jogar aos aparelhos”, entre outros), bem como espaços da vila piscatória relacionados com a atividade desportiva (campo de ténis, tiro ao alvo, futebol, ciclismo, …), sem esquecer a Praia do Norte, hoje tão procurada pelos amantes do surf.
Visitas guiadas: 11h e 15 horas, nos dias 16, 17 e 18 de abril
Atividade “JOGOS D’ANTIGAMENTE”
18 de abril 2016, 14h30
A partir da mostra expositiva “Memórias desportivas da Nazaré”, convidamos a vir ao Museu Dr. Joaquim Manso para uma tarde de jogos tradicionais, relembrando ou ficando a conhecer jogos como o “monte”, “bates”, tiro ao alvo, chinquilho, “burro”, entre outros.
Colaboração: Universidade Sénior da Nazaré (turma “Nazaré. História e Patrimónios”), Escola Profissional da Nazaré (curso Técnico de Apoio à Gestão Desportiva), “Casa do Adro – Associação Cultural” e Associação Recreativa Pederneirense.
No dia 18 de abril, venha jogar no Museu da Nazaré!
Museu Dr. Joaquim Manso | DRCC
Rua D. Fuas Roupinho | 2450-065 Sítio | Nazaré
telef. 262562801 | mjmanso@drcc.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.com
https://www.facebook.com/MuseudaNazare
Horário de verão: 10h às 13h e das 14h às 19h
Subscrever:
Mensagens (Atom)