DIZERES DA NAZARÉ e o Monte de São Brás



Subida ao Monte de S. Brás, lado Oeste. Carnaval 1979. MDJM inv. L43-4-1


DIZERES DA NAZARÉ | mês de fevereiro

“Qu'a terra lhe seja lev cmò Monte de San Brás!” [Que a terra lhe seja leve como o Monte de São Brás!] - Expressão empregue em relação a uma pessoa morta que foi “má” em vida.

O Monte de São Brás, também conhecido como Monte de São Bartolomeu, está localizado na Nazaré, entre a Pederneira e os campos do Valado, erguendo-se afilado e verdejante, entre o pinhal circundante. É um verdadeiro monumento natural, envolto em lendas e mitos. 


Início do São Brás. Carnaval da Nazaré, 1979


No dia 3 de fevereiro, Dia de São Brás, a ele afluem os foliões da Nazaré, dando início oficial ao Carnaval. Restaurantes, lojas e escolas fecham mais cedo e, no sopé do monte, acendem-se fogueiras, assam-se chouriços e fazem-se piqueniques, comem-se “passarolas” (colares de maçã seca) e, “ensaiados” (mascarados), após a apresentação dos Reis de Carnaval, termina-se a tarde a dançar ao som das marchas, tocadas por uma banda local. 




Festa de S. Brás. Venda de Passarolas. Carnaval 1979. MDJM inv. L42-5-5

Aos músicos e mascarados, juntam-se vendedores e curiosos, que transformam o Monte de São Brás num espaço predominantemente de diversão pagã.

Os mais corajosos atrevem-se a subir ao cimo do monte. Mas o esforço é bem recompensado... uma vista deslumbrante sobre a Nazaré e uma paisagem que se estende até ao mar! Junto à pequena ermida com a invocação do Santo, é tempo de relembrar as lendas sobre aqueles que aí viveram, como o misterioso ermitão Manuel Luís e, antes dele, em 711, D. Rodrigo, o último rei dos visigodos que traria trazido a milagrosa imagem de Nossa Senhora da Nazaré para esta região. 



Conheça esta e outras expressões da Nazaré na publicação de Armando Sales Macatrão, “Expressões da Nazareth”, 1ª ed., 1988.

Sem comentários:

Enviar um comentário