Dia dos Namorados | Um poema da Nazaré

14 de fevereiro | Dia dos Namorados



"COMO EU TE AMO

Se escuto os sons concertados,
Dos sinos da Pederneira,
Sinto a doçura da vida
N’uma lembrança fagueira.


Se escuto a brisa do norte
Por cima dos meus telhados,
Não sei o que então recordo
Tranquillos são meus cuidados.


Se escuto a canção dolente,
Que desprende o marinheiro,
Ao rijo açoite dos ventos,
No seu baixel tão veleiro;


E os doces balidos, ternos,
Dos cordeiritos n’aldeia,
Sinto inspirar-me a ventura,
-Amor! – meu peito incendeia!


Mas, nem os sinos das torres;
Nem ventos a sibilar;
Nem canções de marinheiros;
Nem cordeiros a pastar,
M’inspiraram tanta doçura
Como a luz do teu olhar!"


Nazareth, 1886
Epiphanio de Figueiredo e Sousa, in “Brizas da Nazareth”, 1899.


© Imagem: Postal “Idílio Nazareno em Trajes Regionais. Nazaré – Portugal. Nº24”. Edição da Agência Vieira – Nazaré – Foto J. Vieira. Museu Dr. Joaquim Manso inv. 905 BPI

Sem comentários:

Enviar um comentário