E assim foi a Noite e Dia Internacional dos Museus 2015




E assim foi a Noite dos Museus e o Dia Internacional dos Museus 2015. Bem Haja a todos os participantes! A festa só se faz com a vossa presença!



16 de maio | NOITE DOS MUSEUS

- Welcome drink e degustação “Sabores da Nazaré – As Conservas”, com a colaboração dos Cursos de Cozinha, Bar e Eventos da Escola Profissional da Nazaré, da Granja de Cister | Cooperativa Agrícola de Alcobaça e da peixeira Francelina Quinzico.

Evento integrado na exposição “Indústria Conserveira na Nazaré. Primeira Mostra”, uma organização conjunta da Câmara Municipal da Nazaré e Museu Dr. Joaquim Manso.
Local: Centro Cultural da Nazaré (antiga Lota)

- Abertura da exposição “José Júlio Zarro. A Nazaré na Pintura Naïf”
Local: Museu Dr. Joaquim Manso
(+ informação sobre esta exposição AQUI)


18 de maio | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS



No dia 18 de maio fizemos a festa do Dia Internacional dos Museus com os alunos do 2º Ano do Centro Escolar da Nazaré / Agrupamento de Escolas da Nazaré! Vieram apreciar os "painéis de marinharia" elaborados na escola, com a ajuda dos familiares.
Depois, a grande surpresa foi a pintura de um muro do Museu, que fez o encanto da criançada. Assim, também eles fazem parte do "Nós" Museu!
E assim se concluiu o projeto educativo "NÓS DO MUSEU", desenvolvido no ano letivo 2014/2015, no âmbito do Programa Mobilidade de Educadores / Fundação Calouste Gulbenkian.

+ informação sobre o projeto NÓS DO MUSEU aqui.





Encerrámos as comemorações do Dia Internacional dos Museus com a TERTÚLIA“Das memórias das conservas à gestão sustentável dos recursos”.

Uma conversa agradável e deveras interessante, de partilha de conhecimentos e memórias, com a presença das investigadoras Iara Alves (mestrado em História da Alimentação na FLUC - estudo sobre o peixe seco na Nazaré) e Raquel Janeirinho (Antropóloga da Câmara Municipal de Peniche, com trabalhos sobre a indústria conserveira em Peniche). José Alberto Ferreira (filho da "Mestra Deolinda") e antigas trabalhadoras da fábrica de conservas "Algarve Exportador" trouxeram à conversa as peripécias e procedimentos do dia-a-dia na unidade que laborou na Nazaré entre os anos 1930-80.

Este foi um evento também integrado na exposição “Indústria Conserveira na Nazaré. Primeira Mostra”, uma organização conjunta da Câmara Municipal da Nazaré e Museu Dr. Joaquim Manso, que está patente no Centro Cultural da Nazaré (antiga Lota) até 21 de junho.

+ informação sobre a exposição AQUI.


Sem comentários:

Enviar um comentário