NOITE dos MUSEUS 17 maio



Nos últimos anos, maio tem vindo a associar-se aos museus, devido a duas importantes celebrações que têm lugar neste mês: o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e a Noite dos Museus (evento europeu, por proposta do Ministério da Cultura e da Comunicação de França iniciada em 2005, ao qual se tem associado um número crescente de museus).

Este ano, a Noite dos Museus decorrerá no sábado 17 de maio, seguindo-se no domingo, 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus.
A 17 e 18 de maio, o Museu da Nazaré convida-o a passar um fim-de-semana animado, participando no nosso programa variado.



17 de maio, sábado

Sabores e Saberes da Nazaré


17h30 – Welcome drink e degustação de “sabores da Nazaré” (sardinha, peixe seco e doçaria), pelos alunos do Curso Técnico de Restauração variantes de Cozinha-Pastelaria e Restaurante-Bar, da Escola Profissional da Nazaré

Degustação de variedades gastronómicas da Nazaré, na sua relação com a modernidade e utilização gourmet dos ingredientes tradicionais.

18 h  Tertúlia gastronómica com a participação da chefe de cozinha Dina Dias e Vasco Santos (coordenador dos Cursos de Hotelaria da Escola Profissional da Nazaré), Grupo Miramar, ACISN e “Maria da Nazaré”.

Para os apreciadores de peixe, a Nazaré é um verdadeiro paraíso. Parte integrante da oferta gastronómica são o arroz e a açorda de marisco, o arroz de tamboril, as cataplanas de peixe e/ou marisco, a caldeirada à nazarena e a sardinha, cherne e robalo grelhados. Muito conhecido é o peixe seco, que pode ser adquirido no “estendal”, na praia. Na pastelaria, os tamares, sardinhas e nazarenos são doces emblemáticos.

Para uma discussão sobre os ingredientes, a confeção, o sabor e a estética destes pratos e doces tradicionais da Nazaré, estarão à conversa numa “tertúlia gastronómica” representantes da hotelaria, restauração, formação e regulamentação.

Com a generosa colaboração de: Escola Profissional da Nazaré, Câmara Municipal da Nazaré, ACISN, Luís Silvério & Filhos, Lda., Grupo Miramar, “Maria da Nazaré” (Peixe Seco), Goanvi / Quinta do Gradil e pastelarias Batel, Nau e Queque & Cenoura. 


Serão musical

21 h – Atuação da Filarmónica da Nazaré e inauguração de Exposição "Há Música no Museu", comemorativa do seu Aniversário (patente no Museu até 1 de junho)

A associação Filarmónica da Nazaré, sob a orientação do maestro José Maria Pequicho, dá continuidade à tradição musical desta vila piscatória e às antigas bandas existentes, sobretudo, no Sítio da Nazaré.

Abertura do Museu até às 24h. Entradas gratuitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário