31 maio | colóquio "Memórias, Turismo e Trajes tradicionais"


 
 
Memórias, Turismo e Trajes tradicionais
31 maio | 15 horas
Local: Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré

 
Oradores:
Paulo Ferreira da Costa | Direção Geral do Património Cultural
João Alpuim Botelho | Museu Bordalo Pinheiro – Câmara Municipal de Lisboa
Madalena Braz Teixeira | Investigadora sobre traje tradicional
José Maria Trindade | Instituto Politécnico de Leiria
Cristina Luz | Câmara Municipal da Nazaré – Turismo

Presença de costureiras do traje tradicional da Nazaré.
 
Organização: Museu Dr. Joaquim Manso – Nazaré
Colaboração: Câmara Municipal da Nazaré, CEPAE – Centro de Património da Estremadura

 
Encontro dedicado ao traje tradicional em Portugal, promovendo a reflexão sobre o seu papel identitário e de construção memorial, bem como os seus usos turísticos, o que se articula com as vivências comunitárias e as preocupações subjacentes ao inventário do património cultural imaterial.

Este colóquio insere-se na exposição “Como se veste a Nazaré? A tradição hoje”, organizada pelo Museu Dr. Joaquim Manso / Museu da Nazaré e patente ao público entre 18 de maio e 15 de junho, no Centro Cultural da Nazaré.
Decorre de um projeto de investigação antropológica em curso desde o início de 2013, em estreita colaboração com a comunidade local, para identificação das caraterísticas atuais do “traje da Nazaré”, que permanece em uso no quotidiano pela mulher e, por isso, se vai adaptando aos ditames da moda, dos novos tecidos e materiais.
Com esta iniciativa do âmbito do inventário do património imaterial, o Museu Dr. Joaquim Manso, detentor de considerável coleção sobre o traje tradicional da Nazaré desde o princípio do século XX, pretende registar as suas permanências, resistências e alterações no início do século XXI, reconhecendo que esta será porventura a última geração a utilizá-lo no seu quotidiano, atendendo às mudanças socioeconómicas da região e do país.

 
Resumo biográfico dos oradores:
Paulo Ferreira da Costa – Integra a Divisão do Património Imóvel, Móvel e Imaterial (DPIMI) da Direção Geral do Património Cultural, na área da promoção do estudo, salvaguarda e divulgação do Património Cultural Imaterial.
João Alpuim Botelho – Integra o Museu Bordalo Pinheiro - Câmara Municipal de Lisboa, desde 2013, assumindo durante vários anos a direção do Museu do Traje, de Viana do Castelo, sendo responsável pela edição “Uma Imagem da Nação. O Traje à Vianesa”, com Benjamim Pereira e António Medeiros (ed CMVC, 2009).
Madalena Braz Teixeira - Diretora do Museu Nacional do Traje entre 1983 e 2008, tendo sido responsável por várias exposições e edições sobre temas históricos e etnográficos ligados ao traje, à moda e aos têxteis em geral.
José Maria Trindade -  Docente de Antropologia no Instituto Politécnico de Leiria, membro do Centro de Investigação,  Identidade(s) e Diversidade(s) do mesmo Instituto, sendo as suas áreas principais de investigação as comunidades piscatórias, com incidência na Nazaré, o turismo e a problemática das identidades das populações imigrantes em Portugal.
Cristina Luz – Técnica de Turismo da Câmara Municipal da Nazaré

Contatos:
Museu Dr. Joaquim Manso | Direção Regional de Cultura do Centro
Rua D. Fuas Roupinho – 2450-065 Sítio | NAZARÉ
telef. 262562801
e-mail: mjmanso@drcc.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.com
https://www.facebook.com/MuseudaNazare

 

Sem comentários:

Enviar um comentário