31 maio | colóquio "Memórias, Turismo e Trajes tradicionais"


 
 
Memórias, Turismo e Trajes tradicionais
31 maio | 15 horas
Local: Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré

 
Oradores:
Paulo Ferreira da Costa | Direção Geral do Património Cultural
João Alpuim Botelho | Museu Bordalo Pinheiro – Câmara Municipal de Lisboa
Madalena Braz Teixeira | Investigadora sobre traje tradicional
José Maria Trindade | Instituto Politécnico de Leiria
Cristina Luz | Câmara Municipal da Nazaré – Turismo

Presença de costureiras do traje tradicional da Nazaré.
 
Organização: Museu Dr. Joaquim Manso – Nazaré
Colaboração: Câmara Municipal da Nazaré, CEPAE – Centro de Património da Estremadura

 
Encontro dedicado ao traje tradicional em Portugal, promovendo a reflexão sobre o seu papel identitário e de construção memorial, bem como os seus usos turísticos, o que se articula com as vivências comunitárias e as preocupações subjacentes ao inventário do património cultural imaterial.

Este colóquio insere-se na exposição “Como se veste a Nazaré? A tradição hoje”, organizada pelo Museu Dr. Joaquim Manso / Museu da Nazaré e patente ao público entre 18 de maio e 15 de junho, no Centro Cultural da Nazaré.
Decorre de um projeto de investigação antropológica em curso desde o início de 2013, em estreita colaboração com a comunidade local, para identificação das caraterísticas atuais do “traje da Nazaré”, que permanece em uso no quotidiano pela mulher e, por isso, se vai adaptando aos ditames da moda, dos novos tecidos e materiais.
Com esta iniciativa do âmbito do inventário do património imaterial, o Museu Dr. Joaquim Manso, detentor de considerável coleção sobre o traje tradicional da Nazaré desde o princípio do século XX, pretende registar as suas permanências, resistências e alterações no início do século XXI, reconhecendo que esta será porventura a última geração a utilizá-lo no seu quotidiano, atendendo às mudanças socioeconómicas da região e do país.

 
Resumo biográfico dos oradores:
Paulo Ferreira da Costa – Integra a Divisão do Património Imóvel, Móvel e Imaterial (DPIMI) da Direção Geral do Património Cultural, na área da promoção do estudo, salvaguarda e divulgação do Património Cultural Imaterial.
João Alpuim Botelho – Integra o Museu Bordalo Pinheiro - Câmara Municipal de Lisboa, desde 2013, assumindo durante vários anos a direção do Museu do Traje, de Viana do Castelo, sendo responsável pela edição “Uma Imagem da Nação. O Traje à Vianesa”, com Benjamim Pereira e António Medeiros (ed CMVC, 2009).
Madalena Braz Teixeira - Diretora do Museu Nacional do Traje entre 1983 e 2008, tendo sido responsável por várias exposições e edições sobre temas históricos e etnográficos ligados ao traje, à moda e aos têxteis em geral.
José Maria Trindade -  Docente de Antropologia no Instituto Politécnico de Leiria, membro do Centro de Investigação,  Identidade(s) e Diversidade(s) do mesmo Instituto, sendo as suas áreas principais de investigação as comunidades piscatórias, com incidência na Nazaré, o turismo e a problemática das identidades das populações imigrantes em Portugal.
Cristina Luz – Técnica de Turismo da Câmara Municipal da Nazaré

Contatos:
Museu Dr. Joaquim Manso | Direção Regional de Cultura do Centro
Rua D. Fuas Roupinho – 2450-065 Sítio | NAZARÉ
telef. 262562801
e-mail: mjmanso@drcc.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.com
https://www.facebook.com/MuseudaNazare

 

1 junho | Há Música no Museu!






No âmbito do seu 8º Aniversário, a Filarmónica da Nazaré apresentará um concerto no Museu Dr. Joaquim Manso, no dia 1 de junho, pelas 15h30.

Este é também o Dia Mundial da Criança, pelo que a Filarmónica brindará todas as crianças presentes com algumas músicas de inspiração infantil.

Até dia 1 de junho, estará também patente no Museu Dr. Joaquim Manso a exposição "Há Música no Museu", inserida no programa comemorativo do 8º Aniversário da Filarmónica da Nazaré.

Um convite para uma Tarde de Música, no jardim do Museu Dr. Joaquim!

Noite dos Museus e Dia Internacional dos Museus


 
O Museu Dr. Joaquim Manso comemorou a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus (17 e 18 maio) com um vasto programa cultural e de lazer cuja temática se alicerçou em “Museus: as coleções criam conexões”.

A Noite dos Museus incluiu “Sabores e saberes da Nazaré”, com degustação de sabores tradicionais locais, em formato “gourmet”, e um “Welcome Drink”, com o apoio da Escola Profissional da Nazaré e de algum tecido empresarial da vila, nomeadamente pastelarias (Batel, Nau e Queque & Cenoura), Luís Silvério & Filhos, SA e Goanvi / Quinta do Gradil.
Seguiu-se uma animada tertúlia, com a presença da chefe de cozinha Dina Dias e do professor Vasco Santos (Escola Profissional da Nazaré), de Inês e Isaura Fialho (projeto “Maria da Nazaré”) e Arnaldo Ferreira (Grupo Miramar Hotel).
O serão foi preenchido com a atuação da Associação Filarmónica da Nazaré e abertura ao público da exposição “Há Música no Museu”, comemorativa do seu 8º aniversário.



No domingo, Dia Internacional dos Museus, no Centro Cultural da Nazaré, teve lugar a inauguração da exposição “Como se veste a Nazaré? A Tradição hoje”, resultante de um trabalho de pesquisa, investigação e recolha levado a efeito pelo Museu e que contou com a generosa disponibilidade da comunidade local. Participou no evento o rancho folclórico “TÁ-MAR da Nazaré”, que mereceu o forte aplauso de todos os presentes.

Nas instalações do Museu, decorreu o “GeoMuseu”, passatempo inspirado no “geocaching” e que permitiu a descoberta de alguns “tesouros” culturais por todas as crianças participantes.



Foi um fim-de-semana passado em conjunto com a comunidade, vivendo-se em festa momentos de cultura!

NOITE dos MUSEUS 17 maio



Nos últimos anos, maio tem vindo a associar-se aos museus, devido a duas importantes celebrações que têm lugar neste mês: o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e a Noite dos Museus (evento europeu, por proposta do Ministério da Cultura e da Comunicação de França iniciada em 2005, ao qual se tem associado um número crescente de museus).

Este ano, a Noite dos Museus decorrerá no sábado 17 de maio, seguindo-se no domingo, 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus.
A 17 e 18 de maio, o Museu da Nazaré convida-o a passar um fim-de-semana animado, participando no nosso programa variado.



17 de maio, sábado

Sabores e Saberes da Nazaré


17h30 – Welcome drink e degustação de “sabores da Nazaré” (sardinha, peixe seco e doçaria), pelos alunos do Curso Técnico de Restauração variantes de Cozinha-Pastelaria e Restaurante-Bar, da Escola Profissional da Nazaré

Degustação de variedades gastronómicas da Nazaré, na sua relação com a modernidade e utilização gourmet dos ingredientes tradicionais.

18 h  Tertúlia gastronómica com a participação da chefe de cozinha Dina Dias e Vasco Santos (coordenador dos Cursos de Hotelaria da Escola Profissional da Nazaré), Grupo Miramar, ACISN e “Maria da Nazaré”.

Para os apreciadores de peixe, a Nazaré é um verdadeiro paraíso. Parte integrante da oferta gastronómica são o arroz e a açorda de marisco, o arroz de tamboril, as cataplanas de peixe e/ou marisco, a caldeirada à nazarena e a sardinha, cherne e robalo grelhados. Muito conhecido é o peixe seco, que pode ser adquirido no “estendal”, na praia. Na pastelaria, os tamares, sardinhas e nazarenos são doces emblemáticos.

Para uma discussão sobre os ingredientes, a confeção, o sabor e a estética destes pratos e doces tradicionais da Nazaré, estarão à conversa numa “tertúlia gastronómica” representantes da hotelaria, restauração, formação e regulamentação.

Com a generosa colaboração de: Escola Profissional da Nazaré, Câmara Municipal da Nazaré, ACISN, Luís Silvério & Filhos, Lda., Grupo Miramar, “Maria da Nazaré” (Peixe Seco), Goanvi / Quinta do Gradil e pastelarias Batel, Nau e Queque & Cenoura. 


Serão musical

21 h – Atuação da Filarmónica da Nazaré e inauguração de Exposição "Há Música no Museu", comemorativa do seu Aniversário (patente no Museu até 1 de junho)

A associação Filarmónica da Nazaré, sob a orientação do maestro José Maria Pequicho, dá continuidade à tradição musical desta vila piscatória e às antigas bandas existentes, sobretudo, no Sítio da Nazaré.

Abertura do Museu até às 24h. Entradas gratuitas.

18 maio, inaugura "Como se veste a Nazaré?"

 
 
No domingo 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus.
O tema proposto pelo ICOM Internacional para as comemorações do Dia Internacional dos Museus 2014 é “Museus: as coleções criam conexões”, remetendo-nos para estes espaços como instituições vivas, que ajudam a criar laços entre objetos, visitantes, gerações e culturas em todo o mundo.
 

Para assinalar esta data, convidamos a estar presente na inauguração da exposição “Como se veste a Nazaré? A Tradição Hoje

Local: Centro Cultural da Nazaré, 15 horas

Exposição que pretende evidenciar a continuidade do traje tradicional da Nazaré, apoiando-se na participação da comunidade, nomeadamente na cedência das informações e das peças de vestuário que figuram na referida exposição.
Decorre de um projeto de investigação antropológica em curso desde o início de 2013, em estreita colaboração com a comunidade local, para identificação das características atuais do traje da Nazaré, que permanece em uso no quotidiano pela mulher e, por isso, se vai adaptando aos ditames da moda, dos novos tecidos e materiais.
Com esta iniciativa do âmbito do inventário do património imaterial, o Museu Dr. Joaquim Manso, detentor de uma considerável coleção sobre o traje tradicional da Nazaré desde o princípio do século XX, pretende registar as suas permanências, resistências e alterações no início do século XXI, reconhecendo que esta será porventura a última geração a utilizá-lo no seu quotidiano, atendendo às mudanças socioeconómicas da região e do país.


O programa contempla ainda:
Atuação do rancho folclórico “Tá-Mar da Nazaré”, cujos elementos envergam o  traje tradicional.

Colaboração neste programa: Câmara Municipal da Nazaré, Junta de Freguesia da Nazaré, rancho folclórico “Tá Mar da Nazaré”, Casa dos Escoceses, João Conceito Publicidade, Valente & Hilário, Lda.


Complementará esta exposição. patente ao público até 15 de junho, o colóquio “Memórias, Turismo e trajes tradicionais”, que terá lugar no dia 31 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré.

 

No dia 18 de maio, a entrada no Museu Dr. Joaquim Manso e em todos os eventos será gratuita.



18 maio | Vem jogar o GeoMuseu!




GeoMuseu é um passatempo criado no Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, inspirado no Geocaching, uma atividade muito comum, tanto nos EUA como na Europa, que recorre ao sistema GPS e que permite encontrar as mais variadas “caches”, colocadas em qualquer lugar do mundo. As “caches” não são mais do que caixas que contêm um pequeno livro de registo, que é assinado por quem as conseguir encontrar.

As palavras “caça”, “jogo” e “desporto” estão ligadas ao Geocaching. É este o espírito que o Museu da Nazaré quer trazer com o GeoMuseu no próximo dia 18 de maio, data na qual se comemora o Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema “Museus: as coleções criam conexões”.

Aproveitando o fantástico jardim de que dispõe, o Museu Dr. Joaquim Manso pretende fundir neste dia a tradição com a inovação, numa busca divertida e enriquecedora, através de uma prova pedestre de orientação, para a qual convidamos todos aqueles que nos visitem nesse dia.

Segue as pistas, descobre as caches, completa o circuito. Vem daí e faz-te à aventura!