Doação do Espólio de Humberto Sousinha Macatrão

Entre 28 abril e 13 maio, no Centro Cultural da Nazaré, estará patente uma exposição bibliográfico-documental de apresentação do espólio de Humberto Sousinha Macatrão (1916-1998), numa organização conjunta do Museu Dr. Joaquim Manso e da Câmara Municipal da Nazaré.

Natural do Sítio da Nazaré, Humberto Sousinha Macatrão repartiu a sua vida entre esta vila piscatória e o Bombarral, onde trabalhou largos anos na Tipografia Judícibus, com acesso privilegiado à informação e ao contacto com artistas e escritores. Figura culta, amante da leitura, da investigação e do saber, nunca deixou de manter ligação com a Nazaré, recolhendo todas as suas edições e seleccionando dos jornais as notícias referentes à sua terra natal. Entre volumes e periódicos vai também reunindo uma biblioteca considerável, a qual organiza tematicamente por áreas de arqueologia, antropologia, história universal e regional, arte, literatura, organização do trabalho, entre outras.
Uma parte deste qualificado fundo bibliográfico e documental foi doada recentemente ao Museu Dr. Joaquim Manso e outra parte à Câmara Municipal da Nazaré, garantindo-se a salvaguarda e consulta pública do trabalho criterioso de um homem que dedicou a sua vida ao livro e ao conhecimento, (in)voluntariamente documentando a memória da região ao longo do século XX.


No dia 28 de abril, pelas 16 horas, decorrerá uma sessão pública de apresentação desses dois núcleos documentais e biográficos, com a presença de familiares.

Ler mais sobre esta exposição no portal do Município da Nazaré.

Sem comentários:

Enviar um comentário