Entrega de prémios do Concurso “Do Foquim à Mochila”






O concurso “Do Foquim à Mochila” chega hoje ao fim, com a entrega de prémios aos trabalhos vencedores.
No ano lectivo 2010 / 2011, o Museu Dr. Joaquim Manso desenvolveu com o Agrupamento de Escolas da Nazaré um projecto que pretendeu incentivar os jovens a valorizarem o seu património cultural, tendo por base o foquim – recipiente de madeira outrora utilizado pelos pescadores e um dos objectos identitários da comunidade.
O projecto incluiu visitas ao Museu Dr. Joaquim Manso – acompanhadas pelo pescador Diamantino Peixe, a recolha de memórias junto de familiares e a realização de um trabalho em contexto escolar. Duas turmas do 9º Ano e uma do 8º Ano, orientadas pelo prof. António Fragoso, docente de Educação Visual e Tecnológica, criaram as suas interpretações individuais do foquim; enquanto que várias turmas das escolas do 1º ciclo desenvolveram trabalhos colectivos. Os trabalhos finais foram expostos durante a Páscoa em estabelecimentos comerciais da vila, recuperando a tradição dos antigos concursos de foquins, que decorriam nesta época.
No passado dia 6 de Junho, um representante da Câmara Municipal da Nazaré, da Anazart, da ACISN, dois representantes do Agrupamento de Escolas da Nazaré, a Directora do Museu Dr. Joaquim Manso e um representante de Diamantino Peixe, constituíram o júri que apreciou os trabalhos a concurso. Após votação secreta, obtiveram-se os seguintes resultados:
No 1º escalão, correspondente ao 1º ciclo do ensino básico, o 1º prémio foi para a Turma 1 N da Escola Nazaré Norte. O júri deliberou atribuir duas Menções Honrosas, à turma 1 S da Escola do Sítio e à turma 3 N da Escola Nazaré Norte.
Já no 2º escalão, correspondente ao 3º ciclo do ensino básico, o 1º lugar foi atribuído ao foquim da Mariana, do 9º C; o 2º lugar, a Teresa Martins da mesma turma e o 3º prémio calhou ao foquim n.º 4 da autoria da aluna Sara do 9º A.


Os prémios são assegurados pela ACISN, enquanto as menções honrosas são oferecidas pelo Museu Dr. Joaquim Manso. A cerimónia de entrega de prémios decorre na festa de encerramento do ano lectivo do Agrupamento de Escolas da Nazaré, dia 22 Junho, a partir das 21 horas no edifício da escola-sede.
O projecto “Do Foquim à Mochila” contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas da Nazaré, ACISN – Associação Comercial Industrial e de Serviços da Nazaré, Anazart – Associação Nazarena de Artes Plásticas, Câmara Municipal da Nazaré e, em termos individuais, do pescador Diamantino Peixe e do artista nazareno Carlos Filipe (responsável pela imagem gráfica do cartaz de divulgação do projecto).
O Museu Dr. Joaquim Manso agradece a todos os parceiros, assim como aos professores e alunos que acolheram esta iniciativa e a concretizaram. Independentemente dos resultados do concurso, esperamos que esta iniciativa tenha contribuído para sensibilizar as crianças e os jovens para a importância da herança cultural e para o seu papel na pesquisa de informação sobre a sua comunidade, ao mesmo tempo que estimulou a criatividade e a educação estética, conciliando a tradição e a modernidade. Num ano em que o Dia Internacional dos Museu (18 de Maio) versou sobre “Museus e Memória. Os objectos contam a vossa história”, este concurso procurou, acima de tudo, promover o contacto inter-geracional como meio substancial para registo da memória colectiva e continuidade do “saber-fazer”.

Nota: No perfil do Museu no Facebook estão imagens de todos os foquins realizados.
Ler mais sobre o "Concurso do Foquim à Mochila".

Sem comentários:

Enviar um comentário