Aluna da EPN entrevista trabalhadoras da antiga fábrica de conservas








No passado dia 28 de Junho, Iara Valnove, aluna do Curso Técnico de Turismo da Escola Profissional da Nazaré, a estagiar no Museu Dr. Joaquim Manso, prosseguiu o projecto de entrevistas sobre vivências que marcaram o quotidiano económico de outrora, desta vez incidindo na conservação do peixe, nomeadamente na fábrica de conservas “Algarve Exportador”, onde chegou a trabalhar uma centena de mulheres.
Para isso, a aluna realizou duas entrevistas a antigas trabalhadoras da fábrica, nomeadamente Adalcina Robalo e Olívia Sales Robalo Ferreira, que partilharam um pouco das suas memórias de tempos que recordam com saudade.
Contribuindo para a pesquisa sobre um tema que futuramente será abordado em exposição pelo Museu Dr. Joaquim Manso, a informação reunida está a ser tratada para arquivo no Museu, agradecendo a aluna, desde já, às duas entrevistadas, pela sua simpática disponibilidade.

Nota: notícia preparada pela aluna.

Há Verão no Museu!

Durante o Verão, o Museu Dr. Joaquim Manso promove várias oficinas pedagógicas infantis. Colorir pedrinhas da praia, imaginar o fundo do mar, pintar foquins, dançar e cantar …
Uma forma divertida de animar as férias, entre os mergulhos no mar e as brincadeiras na areia.

Ler mais em Serviço Educativo.

Entrega de prémios do Concurso “Do Foquim à Mochila”






O concurso “Do Foquim à Mochila” chega hoje ao fim, com a entrega de prémios aos trabalhos vencedores.
No ano lectivo 2010 / 2011, o Museu Dr. Joaquim Manso desenvolveu com o Agrupamento de Escolas da Nazaré um projecto que pretendeu incentivar os jovens a valorizarem o seu património cultural, tendo por base o foquim – recipiente de madeira outrora utilizado pelos pescadores e um dos objectos identitários da comunidade.
O projecto incluiu visitas ao Museu Dr. Joaquim Manso – acompanhadas pelo pescador Diamantino Peixe, a recolha de memórias junto de familiares e a realização de um trabalho em contexto escolar. Duas turmas do 9º Ano e uma do 8º Ano, orientadas pelo prof. António Fragoso, docente de Educação Visual e Tecnológica, criaram as suas interpretações individuais do foquim; enquanto que várias turmas das escolas do 1º ciclo desenvolveram trabalhos colectivos. Os trabalhos finais foram expostos durante a Páscoa em estabelecimentos comerciais da vila, recuperando a tradição dos antigos concursos de foquins, que decorriam nesta época.
No passado dia 6 de Junho, um representante da Câmara Municipal da Nazaré, da Anazart, da ACISN, dois representantes do Agrupamento de Escolas da Nazaré, a Directora do Museu Dr. Joaquim Manso e um representante de Diamantino Peixe, constituíram o júri que apreciou os trabalhos a concurso. Após votação secreta, obtiveram-se os seguintes resultados:
No 1º escalão, correspondente ao 1º ciclo do ensino básico, o 1º prémio foi para a Turma 1 N da Escola Nazaré Norte. O júri deliberou atribuir duas Menções Honrosas, à turma 1 S da Escola do Sítio e à turma 3 N da Escola Nazaré Norte.
Já no 2º escalão, correspondente ao 3º ciclo do ensino básico, o 1º lugar foi atribuído ao foquim da Mariana, do 9º C; o 2º lugar, a Teresa Martins da mesma turma e o 3º prémio calhou ao foquim n.º 4 da autoria da aluna Sara do 9º A.

Aluna da EPN prepara Roteiro de Alves Redol na Nazaré

No passado dia 16 de Junho de 2011, Iara Valnove, aluna da Escola Profissional da Nazaré, actualmente a estagiar no Museu Dr. Joaquim Manso, iniciou o projecto de um Roteiro de Alves Redol na Nazaré.


Este projecto pretende celebrar o Centenário do Nascimento do escritor e dar a conhecer as suas vivências nesta vila piscatória.
A aluna está a ler a obra “Uma Fenda na Muralha”, que norteará esse roteiro. Mas, para complementar a informação e descobrir mais sobre a vida de Alves Redol, realizou duas entrevistas a pessoas que conviveram de perto com o autor, nomeadamente o pescador Diamantino Peixe e o poeta José Soares.

A aluna está agora a tratar a informação reunida, para posterior arquivo no Museu e divulgação do roteiro. Agradece, desde já, aos entrevistados, pela sua simpática disponibilidade.

Nota: Artigo redigido pela aluna.

“Quantos-queres” animou as crianças do Agrupamento Escolas da Nazaré

No dia 20 de Junho, no período da manhã, o Museu esteve na Praia, no âmbito das actividades da Semana Cultural do Agrupamento de Escolas da Nazaré, que encerra mais um ano lectivo.

No areal, o tempo foi de animação e muitas brincadeiras. O Museu propôs a cerca de uma centena de crianças a realização do tradicional jogo infantil “Quantos-Queres”, dividido em duas etapas: primeiro, a dobragem do papel e, depois, a decoração com elementos relacionados com as colecções do Museu e a cultura nazarena, de acordo com perguntas já pré-estabelecidas.

Para além da equipa do Museu, colaboraram na iniciativa Ana Filipa, Ana Esperança, Iara Valnove e Fabiana Cruz, alunas da Escola Profissional da Nazaré e do Agrupamento de Escolas da Batalha, a estagiar no Museu Dr. Joaquim Manso.

O Museu Dr. Joaquim Manso deseja a todas as crianças e professores umas Boas Férias!

Estagiárias entrevistam "Senhoras das Pevides"

No passado dia 14 de Junho de 2011, Ana Esperança e Fabiana Cruz, alunas da Escola Profissional da Nazaré, actualmente a estagiar no Museu Dr. Joaquim Manso, iniciaram o projecto que virá a ser o “Objecto do Mês” de Agosto. 

Este projecto consiste numa abordagem àquelas que são popularmente conhecidas por todos com as “Senhoras das Pevides”. Actualmente esta profissão já é desempenhada por muito poucas pessoas, mas no Sítio da Nazaré ainda podemos encontrar 8 senhoras que mantêm esta profissão.

As alunas formularam um guião simples com algumas perguntas que consideraram fundamentais para ficar a conhecer um pouco melhor a vida e o trabalho destas “Senhoras das Pevides”, uma das “imagens de marca” do Sítio da Nazaré. Depois, acompanhadas por Iara Valnove, estagiária do Curso de Turismo da mesma escola, realizaram entrevistas a todas as actuais vendedoras de produtos secos. O levantamento fotográfico esteve a cargo da aluna Ana Filipa Ferreirinho, estagiária do Agrupamento de Escolas da Batalha. 

As alunas estão agora a tratar a informação reunida, para posterior arquivo no Museu e divulgação no “Objecto do Mês” de Agosto. Agradecem, desde já, a todas as senhoras entrevistadas, pela sua disponibilidade e simpatia.

Nota: notícia elaborada pelas alunas.

Aluna estagiária organiza roteiro turístico-religioso

No dia 17 de Junho de 2011, decorreu a apresentação da prova de Aptidão Profissional da aluna Ana Ferreirinho que de momento se encontra a estagiar no Museu Dr. Joaquim Manso.

Esta prova consistiu num pequeno Roteiro Turístico-Religioso que levou a conhecer um pouco melhor o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, a Ermida da Memória, a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos e por fim a Capela de Santo António. A actividade teve inicio às 10h no Museu Dr. Joaquim Manso, tendo terminado duas horas depois na Capela de Santo António.
A esta actividade compareceu o júri constituído pelo coordenador do curso, Sérgio Barroso, a directora de turma da aluna, Helena Barreiros, e ainda um professor da escola frequentada pela aluna, o professor Vítor Faria.
É ainda de referir a presença de um grupo de alunos do 2º ano do Curso de Museografia e Gestão do Património, o mesmo curso frequentado pela aluna estagiária que desenvolveu o roteiro apresentado.

Na próxima semana o "Museu vai à Escola"

No próximo dia 20 de Junho, durante a manhã, o Museu Dr. Joaquim Manso estará na Praia, com a actividade "A brincar também se aprende", uma iniciativa integrada na Semana Cultural do Agrupamento de Escolas Amadeu Gaudêncio.

Ler mais em Serviço Educativo.

Comemorações do Aniversário do Museu

No sábado, dia 4 de Junho, o Museu Dr. Joaquim Manso celebrou os 35 anos da sua abertura ao público, com a abertura da exposição "35 Anos. Histórias de um Museu" e o lançamento do catálogo da exposição "Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos".

Foram várias as pessoas que vieram partilhar as suas "estórias" sobre este Museu. Joaquim Manso e Amadeu Gaudêncio são os dois patronos, mas a ideia primitiva esteve muito associada a artistas, como Abílio de Mattos e Silva, e à Liga dos Amigos da Nazaré, à qual se juntaram outras individualidades, com campo de acção sobretudo na arqueologia e no levantamento etnográfico, como Eurico de Castro e Silva, Eduíno Borges Garcia e Jorge de Almeida Monteiro. O Museu viria a ser criado em 1970, mas só um intenso trabalho de recolha e de contacto com a comunidade, após a nomeação do primeiro director em 1972, permitiu que as portas abrissem ao público no dia 6 de Junho de 1976.
Actualmente, prevê-se a construção de um novo edifício, projecto do arquitecto Siza Vieira, que irá ampliar singificativamente o espaço disponível e qualificar a exposição e o acondicionamento das colecções, permitindo que o Museu da Nazaré possa corresponder cabalmente às suas funções e à representação da "cultura do mar".
Esta e outras questões sobre o passado e o futuro do Museu estão patentes na exposição "35 Anos. Histórias de um Museu" e foram analisadas nas palavras evocativas da Directora, numa sessão que decorreu no jardim.

Seguiu-se o lançamento do catálogo "Nazaré: Memórias de uma Praia de Banhos", que reúne a informação inédita da exposição realizada no Verão de 2010. Para a sua apresentação, estiveram presentes a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Mafalda Gomes, enquanto representante da entidade colaboradora na produção destes eventos, e a Directora do Museu Nacional do Traje, Clara Vaz Pinto, autora de um dos capítulos desta publicação, que já se encontra disponível para venda ao público na Loja do Museu.

A equipa do Museu Dr. Joaquim Manso agradece a todas as pessoas e entidades que apresentaram as suas felicitações e votos de um futuro promissor.

Consulte também a notícia no portal da Câmara Municipal da Nazaré.