
Esta actividade motivou uma parceria entre instituições que, além da referida escola, poderiam abraçar o projecto – o Museu Dr. Joaquim Manso que, num âmbito mais abrangente, perspectiva a história e a cultura da região; a Confraria de N. Sra. da Nazaré, que tem a seu cargo parte do património religioso edificado na Pederneira; e a Câmara Municipal da Nazaré, através da sua técnica de Geologia.
Após a visita à exposição do Museu, “Nazaré – um percurso da sua História”, o grupo seguiu para o Casal Mota, local privilegiado para observação dos limites da desaparecida “Lagoa da Pederneira” e compreensão das transformações morfológicas, condicionantes da evolução histórico-económica das comunidades locais. Daí, e depois de passagem pelo antigo Caminho Real, o grupo dirigiu-se para a Pederneira onde, a partir da Praça Bastião Fernandes, obteve uma visão mais alargada do que terá sido umas das vilas mais ricas e prósperas dos antigos Coutos de Alcobaça.
Esta acção proporcionou um convívio inter-instituições e uma multidisciplinaridade de conhecimentos, que a todos beneficiou, estando em projecto uma visita mais extensa para recepção aos docentes no início do próximo ano lectivo.


Sem comentários:
Enviar um comentário