Museu Dr. Joaquim Manso comemorou 33 anos

No sábado, dia 6 de Junho, completaram-se 33 anos sobre a inauguração oficial do Museu Dr. Joaquim Manso.

A ideia de organizar um museu dedicado à comunidade da Nazaré remonta pelo menos aos anos 1950, sendo a Liga dos Amigos da Nazaré um dos principais impulsionadores da sua formação, com a actuação de figuras como Abílio de Mattos e Silva. Ao longo dos anos vão-se tecendo considerações sobre a necessidade de registar uma existência que se pressentia já ameaçada, reivindicando-se o papel educativo de um futuro museu para as gerações vindouras, um museu que se pretendida constituído a partir da recolha etnográfica junto da comunidade local, enriquecido com escavações arqueológicas e colecções de arte sobre as vivências nazarenas.

O projecto foi sendo adiado em função de dificuldades logísticas, em parte resolvidas em 1968, quando o nazareno Amadeu Gaudêncio ofereceu a casa de veraneio que pertencera ao Dr. Joaquim Manso, para edifício do museu. Quando o Museu Etnográfico e Arqueológico do Dr. Joaquim Manso abriu portas em 1976, a sua colecção era de facto multifacetada, resultado de múltiplas doações da comunidade e representando o património cultural desta vila piscatória.

Passados 33 anos, o Museu assume a vontade de ser um espaço de representação e divulgação da cultura do mar, ultrapassando a sua missão local para uma perspectiva do litoral português na sua diversidade.


A tarde de sábado foi preenchida com a inauguração da exposição “Nazaré Mar, pesca e tradição” e a abertura da exposição “Património da Nazaré”, com trabalhos realizados por alunos do 9º ano do Externato D. Fuas Roupinho. Houve tempo para apresentar o novo blogue do Museu, para animação com Hip Hop, música e karaoke, acompanhada por um beberete simpaticamente realizado pelas alunas do 9º B daquela escola. E não pôde faltar o Bolo de Aniversário e os “Parabéns” ao Museu Dr. Joaquim Manso...

Sem comentários:

Enviar um comentário