A partir de 18 de maio de 2018, o Museu Dr. Joaquim Manso passará a disponibilizar um site, a partir do portal da Direção Regional de Cultura do Centro, pelo que este blogue não será atualizado, mas permanecerá como arquivo da nossa comunicação entre 2009 - maio 2018.
O novo site é um
novo recurso informativo à sua disposição.
Saiba mais sobre a nossa história e coleções, acompanhe as nossas iniciativas e conheça as nossas condições de visita em https://www.culturacentro.gov.pt/museu-dr-joaquim-manso/
Continue a acompanhar-nos aqui ou visite-nos!
18 maio | "SAFRA - música e poesia com o mar lá dentro"
No dia 18 de maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus.
Em 2018, o dia é dedicado ao tema "Museus hiperconectados: Enfoques novos, públicos novos", pretendendo sensibilizar o público para o facto dos museus "serem um meio importante para os intercâmbios culturais, o enriquecimento de culturas, o avanço do entendimento mútuo, a cooperação e a paz entre os povos".
E que melhor forma de nos entendermos senão através da música e da poesia, tendo o mar como eixo privilegiado para os intercâmbios culturais?
É com este propósito que convidamos a assistir a "SAFRA - música e poesia com o mar lá dentro", espectáculo inserido na programação do Museu Dr. Joaquim Manso para o "Dia Internacional dos Museus" e no evento "Nazaré Marés de Maio 2018".
Partindo da antologia de poesia sobre a Nazaré, "Canto de Mar", SAFRA é uma aventura musical onde a palavra em forma de poema é dita, não cantada.
Cinco músicos em palco convidam o espectador a viajar pela Nazaré, nas palavras de vários autores, acompanhadas de música instrumental originalmente criada para o espectáculo: João Quintino, bateria; Cláudio Magalhães, guitarra eléctrica e teclas; Rui Arroja, baixo eléctrico; Tânia Calhaço, leitura; e Filipe Vidal, leitura, guitarra acústica e teclas.
SAFRA
18 de Maio de 2018, 15 horas
Local: Teatro Chaby Pinheiro, Sítio da Nazaré
Duração: 1 hora
Gratuito
Produção: Casa do Adro – Associação Cultural e Nazaré Marés de Maio 2018
Colaboração: Museu Dr. Joaquim Manso e Confraria de Nossa Senhora da Nazaré
+ informação em Evento SAFRA ou em SAFRA
Teatro "Pelos que andam sobre as águas do mar" | 5 maio
"Pelos que andam sobre as águas do mar"
Entrada: 2 euros
Reservas ou mais informações: nazaremaresdemaio@gmail.com
"Pelos
que andam sobre as águas do mar" é um projeto de Raquel Belchior, a
partir do livro de Raul Brandão "Os Pescadores" (1923).
Encenação
de Miguel Jesus com interpretação de Ana Lúcia Palminha e Suzana
Branco, com o apoio da Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura.
Em
2017, a equipa esteve uma semana de Residência Artística na Nazaré,
para realizar uma série de entrevistas a homens e mulheres ligados ao
mar e à pesca, que são integradas no espectáculo através de projeção
vídeo.
Após
a sua estreia em maio de 2017, "Pelos que andam sobre as águas do mar"
volta à Nazaré a 5 de maio de 2018, contando com a colaboração em palco do Grupo Etnográfico
de Danças e Cantares da Nazaré.
Organização: Nazaré Marés de Maio
Apoios: Fundação GDA e Mútua dos Pescadores, Mútua de Seguros, C.R.L.
Parceiros: Município da Nazaré, Câmara Municipal de Sesimbra, Município de Setúbal, Câmara Municipal do Montijo
Outros apoios: Museu Dr. Joaquim Manso - Museu da Nazaré, CRIA, Setúbal Pesca, SCUPA, IELT, FSCH-UNL / FCT.
"Heróis ou Mercadoria?"
"Heróis ou Mercadoria?" | 5 a 20 de maio | Praça Sousa Oliveira, Nazaré
Este sábado, 5 de maio, arranca o "Nazaré Marés de Maio 2018", contando pelas 18 horas com a inauguração de "Heróis ou Mercadoria?", da autoria de João Delgado, uma instalação artística que apela à reflexão sobre a presença dos nazarenos na pesca do bacalhau.
No âmbito deste mesmo projeto, no dia 31 de maio, será apresentado o documentário “Nazarenos nos Mares de Fim do Mundo”, produzido com o apoio da Câmara Municipal da Nazaré. Uma recolha de depoimentos de nazarenos que foram à pesca do bacalhau entre os anos 1950 e 1970.
Organização: uma iniciativa conjunta da Mútua dos Pescadores, Mútua de Seguros, C.R.L., Casas do Quico e Museu Dr. Joaquim Manso - Museu da Nazaré, com a colaboração do Museu Marítimo de Ílhavo.
Inserida na programação do Ano Europeu do Património Cultural 2018.
Apoio: Município da Nazaré
Um evento "Nazaré Marés de Maio 2018".
Exposição "Revisitar a Nazaré de Álvaro Laborinho" na Galeria Paul Girol
Exposições de Álvaro Laborinho e Bernardo Lúcio inauguram a 21 de abril na Galeria Paul Girol e Galeria do Cine-Teatro da Nazaré
A 21 de abril, na Nazaré, abrem ao público as exposições de fotografia de autoria de Álvaro Laborinho e de Bernardo Lúcio, respetivamente na Galeria Municipal Paul Girol e na Galeria do Cine-Teatro da Nazaré, numa organização da Câmara Municipal da Nazaré e Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré.
Nascido na Nazaré em 1879, Álvaro Laborinho produziu uma vasta obra fotográfica sobre a sua terra natal na primeira metade do século XX. Já seu bisneto Bernardo Lúcio, nascido em Coimbra em 1977, fixou-se no Algarve, onde recentemente promoveu a sua primeira exibição de fotografia, tendo por tema os desafios que se colocam à costa Algarvia no início do século XXI.
A inauguração da exposição de fotografia de Álvaro Laborinho “Revisitar a Nazaré de Álvaro Laborinho” está marcada para as 16 horas de 21 de abril, na Galeria Paul Girol, localizada na Biblioteca Municipal da Nazaré. A mostra fotográfica de Bernardo Lúcio “Domínio Público-Privado” está patente na Galeria do Cine-Teatro da Nazaré a partir das 17h30 do mesmo dia, contando com a presença do autor.
“Revisitar a Nazaré de Álvaro Laborinho” tem curadoria de Bernardo Lúcio, que selecionou um conjunto de 14 fotografias a partir da coleção do Museu Dr. Joaquim Manso. Parte das fotos expostas são inéditas, representando mais um importante contributo para o conhecimento da vasta obra de Álvaro Laborinho que integra a coleção do Museu da Nazaré, por doação do filho do autor, o embaixador Álvaro Brilhante Laborinho.
Para além da mostra fotográfica, na Galeria Paul Girol será ainda possível encontrar diversos objetos pessoais e equipamentos fotográficos de Álvaro Laborinho, como cartões estereoscópicos, bilhetes-postais, livro de registos de chapas, pertencentes ao Museu Dr. Joaquim Manso ou cedidos pela família de Álvaro Laborinho.
Esta é uma exposição inserida na programação do Ano Europeu do Património Cultural 2018.
A exposição “Domínio Público-Privado” foi apresentada pela primeira vez ao público em finais de 2017, em Faro. O lixo e o luxo da costa Algarvia são mostrados por Bernardo Lúcio, que assim nos convida a reflectir sobre as ameaças das pressões naturais e humanas exercidas na Ria Formosa: “Independentemente de juízos de valor, locais únicos, a caminho da extinção.”
Estas mostras fotográficas resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal da Nazaré, o Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré e Bernardo Lúcio, tendo o apoio das Casas do Quico / Quico Turismo Lda., encontrando-se patentes até 19 de maio de 2018.
Locais:
Exposição “Revisitar a Nazaré de Álvaro Laborinho”, na Galeria Paul Girol da Biblioteca Municipal da Nazaré.
Exposição “Domínio Público-Privado”, de Bernardo Lúcio, na Galeria do Cine-Teatro da Nazaré.
Calendarização:
Exposições patentes de 21 de abril a 19 de maio, nos horários de abertura da Galeria Paul Girol (segunda a sexta-feira, 9h30-13h e 14h-18; sábado, 15 às 18h) e do Cine-Teatro da Nazaré
Programa complementar:
Workshop de Fotografia com Bernardo Lúcio – 12 de maio, das 10h00 às 18h00
Colóquio – 16 de novembro, em horário e local a definir.
Organização:
Câmara Municipal da Nazaré
Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré
Bernardo Lúcio
Apoio:
Casas do Quico / Quico Turismo Lda.
Agradecimentos:
Família Laborinho Lúcio
Contactos:
Museu Dr. Joaquim Manso | Direção Regional de Cultura do Centro
Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | Nazaré
telef. 262 562 801 | e-mail: mjmanso@drcc.gov.pt
Galeria Municipal Paul Girol
Biblioteca Municipal da Nazaré
Rua Grupo Desportivo “Os Nazarenos”
2450-291 Nazaré
telef. 262 562 388
Cine-Teatro da Nazaré
Rua Dr. Ruy Rosa
2450 Nazaré
18 abril | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | "SER NAZARÉ"
Assinalando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu Dr. Joaquim Manso apresentará a atividade "Ser Nazaré", dinamizada por Mariana Silva Santos.
No período da manhã, participe nas 2 Visitas Guiadas ao Museu Dr. Joaquim Manso centradas no traje tradicional da Nazaré, um património que vai passando de geração em geração e que ainda hoje é usado no dia-a-dia por muitas nazarenas.
Os participantes irão conhecer as características do traje de trabalho masculino e feminino, salientando-se o seu carácter simultaneamente funcional e agasalhador adequado à faina marítima.
O colorido decorativo dos aventais e "cachenés" e as "7 saias" das mulheres animam os dias de festa, quando a Nazaré vibra com os cantares e as danças do seu folclore.
No final da visita, os participantes são convidados a tirar uma fotografia, "entrando" numa das pinturas de Abílio de Mattos e Silva, um artista que estudou e representou pormenorizadamente o traje tradicional da Nazaré.
Esta atividade é dinamizada por Mariana Silva Santos, no âmbito da sua PAP do 12º Ano do Curso de Turismo da ETEO - Escola Técnica e Empresarial do Oeste.
“Ser Nazaré” vai levá-lo na maré. Mergulhe na história e na cultura da Nazaré!
Data: 18 de abril
Horário: 10h30; 11h30
Local: Museu Dr. Joaquim Manso, Nazaré
Nazaré Páscoa
Nesta Páscoa, visite a Nazaré e participe no seu programa de animação cultural e turística, vibrando as ruas com o colorido do traje de festa, as danças do folclore e os jogos tradicionais nas ruas da Praia.
Para recordar as "Festas da Páscoa" no "museu vivo da Nazaré" dos anos 1960, partilhamos alguma documentação do nosso arquivo / centro de documentação.
Para recordar as "Festas da Páscoa" no "museu vivo da Nazaré" dos anos 1960, partilhamos alguma documentação do nosso arquivo / centro de documentação.
Cartaz "Avril au Portugal. Festas da Páscoa Nazaré 1964". MDJM |
Capa do desdobrável "Avril au Portugal. Festas da Páscoa Nazaré 1964". MDJM |
Excerto do interior do desdobrável "Avril au Portugal. Festas da Páscoa Nazaré 1964". MDJM |
Foto Passaporte, "Concurso de traje e foquim na Nazaré", s.d (anos 1960). MDJM |
Nazaré Criativa
No dia 24 de março, o Museu Dr. Joaquim Manso colaborou no workshop "Confecção de carapaus de pano", dinamizado por Fátima Barroso, e promovido pelas Casas do Quico - Turismo, no âmbito do seu projeto "Nazaré Criativa".
Iniciámos a tarde com uma breve apresentação sobre o traje tradicional da Nazaré e a relevância do "escocês" enquanto tecido tão frequentemente utilizado que se tornou emblemático do mesmo e da própria Nazaré.
O evento decorreu no espaço da Antiga Casa da Câmara, na Pederneira, contando também com a colaboração da Casa do Adro - Associação Cultural.
Agradecemos o convite que nos foi endereçado e felicitamos todos os participantes pelo "espírito criativo" que demonstraram!
24 março | Confecção de Carapaus de Pano
Nazaré Criativa | Confecção de Carapaus de Pano
Worskhop de Fátima Barroso
Data: 24 de março, das 15h às 18h
Local: Antiga Casa da Câmara (Pederneira)
O Museu Dr. Joaquim Manso associa-se à oficina “Confecção de Carapaus de Pano”, dinamizada pela artesã Fátima Barroso, no âmbito do projeto “Nazaré Criativa”, promovido por Casas do Quico / Quico Turismo, Lda., com com o apoio do projecto CREATOUR.
Nesta sessão, o Museu explanará as especificidades do traje tradicional da Nazaré, apresentando algumas peças da sua relevante coleção, para informação e estímulo da criatividade dos participantes, que irão conceber “carapaus de pano” com o denominado tecido “escocês”.
A atividade destina-se a dar visibilidade a este tecido que terá servido de base ao trajo da Nazaré.
“Nazaré Criativa” celebra a “Criatividade da Gente da Nazaré”. É um projecto-piloto de turismo criativo que visa promover oficinas criativas com artistas e artesãos nazarenos
INSCRIÇÕES e mais informações aqui.
"(Re)Projeções" | Projeto Educativo Museu - Externato
"(Re)Projeções" | O Museu foi ao Externato
"(Re)Projeções" é um projeto educativo que, no ano letivo 2017-2018, marca a parceria entre o Museu Dr. Joaquim Manso e o Externato D. Fuas Roupinho.
Os alunos do curso de Artes Visuais (11º e 12º ano) aventuram-se num novo projeto que tem como objetivo renovar e explorar tradições associadas às vivências nazarenas.
Fazem parte do projeto a exploração e introdução ao vídeo mapping através de uma linguagem artística para explorar os padrões dos "cachenés" (lenços) do traje tradicional feminino, baseando-se também na obra do ceramista Mário Reis, nomeadamente nos painéis que se encontram na Gare do Ascensor da Nazaré.
Este projeto educativo resulta da parceira entre o Externato D. Fuas Roupinho, Museu Dr Joaquim Manso, Reaction AV e Mário Reis.
A 30 de janeiro teve início a primeira sessão do projeto, que culminará a 25 de maio. Saiba mais AQUI.
"(Re)Projeções" é um projeto educativo que, no ano letivo 2017-2018, marca a parceria entre o Museu Dr. Joaquim Manso e o Externato D. Fuas Roupinho.
Os alunos do curso de Artes Visuais (11º e 12º ano) aventuram-se num novo projeto que tem como objetivo renovar e explorar tradições associadas às vivências nazarenas.
Fazem parte do projeto a exploração e introdução ao vídeo mapping através de uma linguagem artística para explorar os padrões dos "cachenés" (lenços) do traje tradicional feminino, baseando-se também na obra do ceramista Mário Reis, nomeadamente nos painéis que se encontram na Gare do Ascensor da Nazaré.
Este projeto educativo resulta da parceira entre o Externato D. Fuas Roupinho, Museu Dr Joaquim Manso, Reaction AV e Mário Reis.
A 30 de janeiro teve início a primeira sessão do projeto, que culminará a 25 de maio. Saiba mais AQUI.
A tua MARCHA no Museu!
Na Nazaré, O Carnaval é intensamente vivido por toda a comunidade.
O Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré vem, como habitual, lançar o desafio a todos os grupos carnavalescos e foliões para entregarem uma cópia das marchas (letra e/ou música) no Museu!
Ao longo dos anos, o Museu tem reunido um número considerável de letras de marchas, a mais antiga datada de 1928. Hoje, esta “Marchoteca” constitui a memória de tantos Carnavais nazarenos e é património de todos, em constante atualização.
As marchas poderão ser entregues no próprio Museu, enviadas por e-mail para mjmanso@drcc.gov.pt ou através da nossa página no Facebook ( https://www.facebook.com/MuseudaNazare )
A colaboração de todos é imprescindível para mantermos a “marchoteca do Carnaval da Nazaré”!
O Museu Dr. Joaquim Manso deseja um BOM CARNAVAL a todos os foliões!
Subscrever:
Mensagens (Atom)