Exposição "Senhor dos Passos" no Palácio Real



Exposição
SENHOR DOS PASSOS
Memórias fotográficas | Peças de Arte Cultual
 


Calendarização: 24 março a 16 de abril de 2017
Local: Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré
segunda a sexta-feira, 10h00 - 12h30 | 14h00 - 17h30
sábado e domingo, 15h00 - 18h00


Do acervo fotográfico do Museu Dr. Joaquim Manso, apresenta-se um conjunto de imagens de Álvaro Laborinho (1879-1970) sobre a Procissão do Senhor dos Passos na Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas desta localidade.
Organizada pela Irmandade do Senhor dos Passos da Pederneira, no quarto fim-de-semana após o Domingo Gordo, a festividade assume a particularidade de se estender por três dias, entre sábado e segunda-feira, com várias procissões a fazerem o transporte das imagens entre a Igreja da Misericórdia, na Pederneira, e o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio.

Estas fotografias, datadas entre 1909 e 1940, são sobretudo registos em trânsito; Álvaro Laborinho, como espectador, coloca-se atrás da multidão, em perspetivas do alto ou à distância. Do conjunto, sobressai o aglomerado de crentes, prostrados à passagem das imagens ou acompanhando o séquito religioso... Em alguns planos, o autor coloca-se à frente da procissão e capta o instante de uma pausa, o rosto compenetrado das crianças, a solenidade dos “irmãos” ou as expressões dos fiéis...

Expõem-se ainda 4 fotografias do Arquitecto Lança Cordeiro (1938-2000), já dos anos 1950, em formato 6x6. Nestas, é dada maior atenção aos pormenores ou, por outro lado, ao efeito visual do contraste entre a escala humana e a grandiosidade da paisagem.

Sendo imagens a preto e branco, falta-nos o roxo e o preto dos pendões e vestes. Mas, distribuídas por cinco décadas, elas testemunham a evolução social da comunidade, do seu traje tradicional e da paisagem da Nazaré, assim como as permanências de uma solenidade quaresmal que, entre as loucuras do Carnaval e o Renascimento da Páscoa, ainda hoje tem a capacidade de mobilizar largas centenas de fiéis, nas suas várias gerações, assim a recriando e perdurando no tempo.

Complementam esta exposição fotográfica sobre o “Senhor dos Passos”, algumas peças de arte cultual provenientes da Misericórdia da Pederneira e à guarda da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.


Organização: Museu Dr. Joaquim Manso e Confraria de Nossa Senhora da Nazaré


A visitar até à Páscoa, no Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio da Nazaré!

Sem comentários:

Enviar um comentário