Inauguração da Exposição "SENHOR DOS PASSOS..."


24 março | Inauguração da Exposição "SENHOR DOS PASSOS. Memórias fotográficas | Arte Cultual"
no Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré

Até 16 abril, passe por aqui! Recorde ou conheça as características da Procissão do Senhor dos Passos na Nazaré, organizada por uma Irmandade que conta com cerca de 4 mil irmãos e vários séculos de história...

ORGANIZAÇÃO: Museu Dr. Joaquim Manso e Confraria de Nossa Senhora da Nazaré

+ INFORMAÇÃO aqui.

Exposição "Senhor dos Passos" no Palácio Real



Exposição
SENHOR DOS PASSOS
Memórias fotográficas | Peças de Arte Cultual
 


Calendarização: 24 março a 16 de abril de 2017
Local: Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré
segunda a sexta-feira, 10h00 - 12h30 | 14h00 - 17h30
sábado e domingo, 15h00 - 18h00


Do acervo fotográfico do Museu Dr. Joaquim Manso, apresenta-se um conjunto de imagens de Álvaro Laborinho (1879-1970) sobre a Procissão do Senhor dos Passos na Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas desta localidade.
Organizada pela Irmandade do Senhor dos Passos da Pederneira, no quarto fim-de-semana após o Domingo Gordo, a festividade assume a particularidade de se estender por três dias, entre sábado e segunda-feira, com várias procissões a fazerem o transporte das imagens entre a Igreja da Misericórdia, na Pederneira, e o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio.

Estas fotografias, datadas entre 1909 e 1940, são sobretudo registos em trânsito; Álvaro Laborinho, como espectador, coloca-se atrás da multidão, em perspetivas do alto ou à distância. Do conjunto, sobressai o aglomerado de crentes, prostrados à passagem das imagens ou acompanhando o séquito religioso... Em alguns planos, o autor coloca-se à frente da procissão e capta o instante de uma pausa, o rosto compenetrado das crianças, a solenidade dos “irmãos” ou as expressões dos fiéis...

Expõem-se ainda 4 fotografias do Arquitecto Lança Cordeiro (1938-2000), já dos anos 1950, em formato 6x6. Nestas, é dada maior atenção aos pormenores ou, por outro lado, ao efeito visual do contraste entre a escala humana e a grandiosidade da paisagem.

Sendo imagens a preto e branco, falta-nos o roxo e o preto dos pendões e vestes. Mas, distribuídas por cinco décadas, elas testemunham a evolução social da comunidade, do seu traje tradicional e da paisagem da Nazaré, assim como as permanências de uma solenidade quaresmal que, entre as loucuras do Carnaval e o Renascimento da Páscoa, ainda hoje tem a capacidade de mobilizar largas centenas de fiéis, nas suas várias gerações, assim a recriando e perdurando no tempo.

Complementam esta exposição fotográfica sobre o “Senhor dos Passos”, algumas peças de arte cultual provenientes da Misericórdia da Pederneira e à guarda da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.


Organização: Museu Dr. Joaquim Manso e Confraria de Nossa Senhora da Nazaré


A visitar até à Páscoa, no Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio da Nazaré!

Exposição fotográfica sobre a Nazaré e as suas gentes - até 19 março



Prolongamento até 19 de março

Exposição
“Paixão, de Júlio Limpinho.
Exposição fotográfica sobre a Nazaré e as suas gentes”



Até 19 de março, se ainda não o fez, ainda pode visitar a exposição “Paixão, de Júlio Limpinho”, patente no Museu Dr. Joaquim Manso.

Esta é uma exposição fotográfica, centrada em aspectos da paisagem da Nazaré atual, no colorido das embarcações, nos rostos das suas gentes, nas práticas sociais e em costumes tradicionais associados ao mar, que ainda permanecem no quotidiano.

A mostra revela, pois, a “paixão” do autor pela sua terra natal. Júlio Limpinho é natural da Nazaré e viveu toda a sua vida profissional ligada à hotelaria / turismo, sempre se preocupando em dar a conhecer o "melhor" desta vila de pescadores. 


Apoios: Century 21 e Flash Foto

Visite-nos!