18 MAIO | Dia Internacional dos Museus



Dia Internacional dos Museus 2016 | “Museus e paisagens culturais”
18 de maio



11 horas – Abertura da exposição “CARAPAUS E OUTRAS CORRIDAS”
com animação pela Academia de Música de Alcobaça

A exposição resulta do projeto educativo “Carapaus e outras corridas”, que vem sendo desenvolvido desde janeiro de 2016, numa parceria entre o Externato D. Fuas Roupinho e a o Museu Dr. Joaquim Manso, envolvendo os alunos da Disciplina de Desenho A, do 10º Ano, orientados pela professora Sónia Matos.

Para além de trabalhos plásticos em torno da forma do tradicional “carapau seco”, estarão em exposição os trabalhos inseridos no tema “Análise de objetos artesanais” e “Síntese de formas naturais e artesanais”. Desde o "carapau seco" ao "tecido escocês", da agulha ao peso de rede, do barco de arte xávega às flores do avental... a exposição revela “pontes” e “cruzamentos” estéticos entre vários objetos etnográficos da coleção do Museu e as capacidades criativas e expressivas dos alunos.

Serão também apresentadas as embarcações realizadas no âmbito da Academia de Modelismo do Externato D. Fuas Roupinho.

No dia 29 de maio, o encerramento da exposição está incluído na programação do DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA PORTUGUESA, celebrado pela primeira vez nessa data.

Este projeto conta ainda com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré e terá uma APRESENTAÇÃO ITINERANTE, nos espaços do Mercado Municipal e do Posto de Turismo da Nazaré, entre 1 e 5 de junho.

ESTE É UM CONVITE PARA CELEBRAR O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS, EM 2016 DEDICADO AO TEMA “MUSEUS E PAISAGENS CULTURAIS”, afirmando o Museu Dr. Joaquim Manso, na sua articulação com as instituições educativas da região, enquanto centro que promove a reflexão e a sensibilização para práticas tradicionais intimamente relacionadas com a paisagem onde se inserem, como a necessidade de preservação da secagem do peixe, ainda diariamente realizada por uma dezena de mulheres na praia, e que contribui significativamente para a definição da identidade e para os hábitos gastronómicos da Nazaré.








14h30 – CANTANDO A NAZARÉ NO MUSEU

Muitos foram os autores que escreveram e cantaram sobre a Nazaré, a beleza da sua paisagem natural, a tradição das suas práticas piscatórias e o traje dos pescadores e suas famílias.

Neste Dia Internacional dos Museus, vamos convidar as crianças a visitar o Museu Dr. Joaquim Manso, acompanhadas por Dina Ricardo, que cantará excertos de canções da Nazaré em função das temáticas e objetos em exposição.

E, claro, todas as crianças serão também convidadas a cantar... Será um “coro” muito afinado e alegre!


Colaboração: Agrupamento de Escolas da Nazaré / Jardim de Infância Bairro dos Pescadores. 


ENTRADAS GRATUITAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário