Exposição “Entre as Mulheres” de Sofia de Medeiros
Exposição “Entre as Mulheres”
de Sofia de Medeirosentre 4 a 25 de Junho, na Nazaré
Numa apresentação conjunta repartida pelo Museu Dr. Joaquim Manso, Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e Galeria Municipal Paul Girol, a Nazaré apresenta a exposição da artista plástica açoreana Sofia de Medeiros, intitulada “Entre as Mulheres”.
Sofia de Medeiros é natural de Ponta Delgada, onde vive e trabalha. É licenciada em Escultura pela FBAL e Mestre em História da Arte, tendo sido bolseira do programa Sócrates / Erasmus em Inglaterra. É Diretora do Centro Regional de Apoio ao Artesanato / Governo dos Açores. Expõe coletiva e individualmente desde 1996, estando representada em várias coleções públicas.
Entre vários os seus projetos artísticos, destaca-se o cruzamento de áreas como a tecelagem tradicional, a dança contemporânea e a recriação de objetos associados aos temas do imaginário popular e da religiosidade e devoção do contexto insular e continental português.
À Nazaré, traz a exposição polinuclear globalmente intitulada “Entre as mulheres”, com trabalhos produzidos entre 2012-2014. Este é o título da representação que estará no Museu Dr. Joaquim Manso, compreendendo um conjunto de figurinhas em barro, em posição de prece e recolhimento, “dispostas em círculo, que rezariam em uníssono, “Bendita és tu, Entre as Mulheres”, não fosse a mão da artista que inverte o seu posicionamento, convocando-nos para um olhar sobre a massificação e a repetição aleatória que encobre o sentido primeiro”.
O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, um espaço religioso de peregrinação e invocação mariana, albergará a obra a que a artista intitula “Lágrimas de Maria” e que, suspensa do coro-alto, toma como referência o rosário, originalmente concebido para ser exposto na Igreja de São José, de Ponta Delgada, “e, por isso mesmo, aparece numa escala que, de imediato, remete para um espaço que, só de ampla dimensão, poderá dar-lhe grandiosidade, expondo-o por inteiro”.
Finalmente, na Galeria Municipal Paul Girol, são expostas “As Outras”, cinco saias, algumas quase transparentes, bordadas ou decoradas com grandes flores, outras tecidas com fitas de plástico, recortadas em papel, de múltiplas colorações e texturas.
Evocando as “sete saias” das mulheres da Nazaré e os seus símbolos — uma das obras intitula-se mesmo “Sete Saias” —, a sua diversidade excede qualquer esquema de repetição; as saias são realizadas “através de um processo que leva a artista a cruzar tradições, memórias, materiais e gestos — individuais e colectivos — cujas trajectórias são extremamente variadas”.
A exposição é acompanhada por textos de Giulia Lamoni e Teresa Perdigão.
No dia inaugural, 4 de junho, estará presente a artista, iniciando o percurso, pelas 15 horas, no Museu Dr. Joaquim Manso, seguindo-se o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e, pelas 16 horas, a Galeria Municipal Paul Girol.
Calendarização:
4 a 25 de Junho 2016
Locais:
- Museu Dr. Joaquim Manso (Sítio da Nazaré)
terça-feira a domingo | 10h-13h e 14-19h
- Santuário de Nossa Senhora da Nazaré (Sítio da Nazaré)
todos os dias, 9h – 19h
- Galeria Municipal Paul Girol (Rua Grupo Desportivo “Os Nazarenos”, Nazaré) segunda-feira a sexta-feira, 9h30 às 13h | 14h às 18h; sábado | 15h às 18h
Apoios:
Governo dos Açores / Direção Regional de Cultura, Câmara Municipal da Nazaré, Direção Regional de Cultura do Centro / Museu Dr. Joaquim Manso, Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e Casas do Quico – Quico Turismo Lda.
Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa
29 de maio 2016
A 29 de maio, celebra-se pela primeira vez o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, uma organização da Federação Portuguesa das Confraria Gastronómicas que pretende reconhecer a importância da gastronomia enquanto elemento económico, cultural e social, que contribui quer para o desenvolvimento económico de Portugal, quer para a afirmação da sua identidade.
Na Nazaré, conhecida pela sua tradição gastronómica, onde se destaca, entre outros, o famoso “carapau seco”, o Museu Dr. Joaquim Manso associa-se à iniciativa, com a seguinte programação:
1. Encerramento da exposição “Carapaus e outras corridas” (patente ao público desde o dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus)
A exposição resulta do projeto educativo “Carapaus e outras corridas”, que vem sendo desenvolvido desde janeiro de 2016, numa parceria entre o Externato D. Fuas Roupinho e a o Museu Dr. Joaquim Manso, envolvendo os alunos da Disciplina de Desenho A, do 10º Ano, orientados pela professora Sónia Matos.
Este projeto conta ainda com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré e terá uma apresentação itinerante, no Mercado Municipal da Nazaré, entre 1 e 5 de junho.
+ informação em http://www.culturacentro.pt/evento.asp?id=2844 e http://mdjm-nazare.blogspot.pt/2016/05/p-margin-bottom-0.html
2. Visitas Guiadas “Da pesca ao carapau seco”
11h30 e 15h30
Visitas à exposição permanente, incidindo nas práticas piscatórias e na tradição da secagem de peixe na Nazaré e nos seus reflexos em termos dos hábitos gastronómicos da região.
3. “Seca do Peixe – Património Imaterial”
Ao longo do dia 29 de maio, divulgação na nossa Página de Facebook ( https://www.facebook.com/MuseudaNazare/ ) de aspetos da coleção relacionados com a gastronomia da Nazaré, dando particular destaque à nossa Ficha Património Cultural Imaterial sobre a “SECA DO PEIXE”, disponível on-line, através do MatrizNet em
http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Imateriais/ImateriaisConsultar.aspx?IdReg=9
Ao longo do dia 29 de maio, divulgação na nossa Página de Facebook ( https://www.facebook.com/MuseudaNazare/ ) de aspetos da coleção relacionados com a gastronomia da Nazaré, dando particular destaque à nossa Ficha Património Cultural Imaterial sobre a “SECA DO PEIXE”, disponível on-line, através do MatrizNet em
http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Imateriais/ImateriaisConsultar.aspx?IdReg=9
Mas, o melhor mesmo é vir à Nazaré, visitar o Museu Dr. Joaquim Manso no Sítio, almoçar num dos muitos restaurantes da vila, passar pelo "estindarte" na praia e levar para casa o "peixe seco" ou "enjoado", que bem que sabe assado neste dias que já "cheiram" a verão...
75 anos da inauguração da Casa dos Pescadores e do Bairro dos Pescadores da Nazaré
75 anos da inauguração da Casa dos Pescadores e do Bairro dos Pescadores da Nazaré
Em 2016 comemoram-se os 75 anos da Casa e do Bairro dos Pescadores da Nazaré, oficialmente inaugurados a 22 de maio de 1941.
De 22 de maio a 30 de junho, nas antigas instalações da Escola Primária, no Bairro dos Pescadores da Nazaré, hoje sede da Universidade Sénior da Nazaré, vai estar patente uma exposição composta por fotografias, artigos de jornais e diversos objetos relacionados com a história deste bairro e da Casa dos Pescadores, devidamente contextualizados por painéis informativos para melhor compreensão da sua importância no panorama nacional, e para a comunidade piscatória Nazarena.
A abertura está marcada para as 15 horas, do dia 22 de maio. No programa inaugural, inclui-se uma visita guiada ao Bairro e um momento musical protagonizado por alguns pescadores da Nazaré.
A 28 de maio, pelas 15 horas, decorrerá um colóquio sobre a obra social do Estado Novo no setor das pescas e o impacto socioeconómico da implementação da Casa e do Bairro dos Pescadores na Nazaré.
Para este Colóquio estão já confirmadas as presenças dos seguintes oradores:
- Álvaro Garrido, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
- José Maria Trindade, Instituto Politécnico de Leiria
- Manuel António Sequeira, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Nazaré.
Desde o dia 1 de maio foi criada uma página no Facebook (www.facebook.com/75anosBairroPescadoresNazare) com o propósito de sensibilizar a comunidade para a participação ativa na recolha de materiais e memórias sobre as vivências em torno do Bairro dos Pescadores e da Casa dos Pescadores (atual Paços do Concelho).
Local:
Todos os eventos decorrem na antiga Escola Primária do Bairro dos Pescadores, atual edifício da Universidade Sénior da Nazaré.
Calendarização:
Exposição patente de 22 de maio a 30 de junho, no horário de abertura da Universidade Sénior da Nazaré, de segunda-feira a sexta-feira (9h00-12h30 e 14h00-17h30)
Colóquio, 28 de maio, 15 horas
Organização:
Câmara Municipal da Nazaré
Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré
Mútua dos Pescadores
Associação Biblioteca da Nazaré
Célia Quico (professora universitária)
Informação também disponível aqui.
Dia Internacional dos Museus 2016
18 maio 2016 | Dia Internacional dos Museus
O Museu esteve cheio! ... de jovens e crianças, de visitantes de todas as idades... de música, cor, conversas e alegria.
Foi, verdadeiramente, um DIA DE FESTA DO MUSEU!
O nosso Obrigado a todos os que colaboraram e estiveram presentes:
EDFR - Externato Dom Fuas Roupinho, com a turma do 10ºD e Prof. Sónia Matos;
Academia de Modelismo e prof. Tiago;
Câmara Municipal da Nazaré;
Jardim de Infância do Bairro dos Pescadores / Agrupamento de Escolas da Nazaré;
Lar de Idosos da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré;
Conceito Publicidade Serviços.
+ Informação sobre a programação aqui.
http://mdjm-nazare.blogspot.pt/2016/…/p-margin-bottom-0.html
#Nazaré #MuseudaNazaré #InternationalMuseumDay #ICOM#DiaInternacionaldosMuseus
+ Informação sobre a programação aqui.
http://mdjm-nazare.blogspot.pt/2016/…/p-margin-bottom-0.html
#Nazaré #MuseudaNazaré #InternationalMuseumDay #ICOM#DiaInternacionaldosMuseus
18 MAIO | Dia Internacional dos Museus
Dia Internacional dos Museus 2016 | “Museus e paisagens culturais”
18 de maio
11 horas – Abertura da exposição “CARAPAUS E OUTRAS CORRIDAS”
com animação pela Academia de Música de Alcobaça
A exposição resulta do projeto educativo “Carapaus e outras corridas”, que vem sendo desenvolvido desde janeiro de 2016, numa parceria entre o Externato D. Fuas Roupinho e a o Museu Dr. Joaquim Manso, envolvendo os alunos da Disciplina de Desenho A, do 10º Ano, orientados pela professora Sónia Matos.
Para além de trabalhos plásticos em torno da forma do tradicional “carapau seco”, estarão em exposição os trabalhos inseridos no tema “Análise de objetos artesanais” e “Síntese de formas naturais e artesanais”. Desde o "carapau seco" ao "tecido escocês", da agulha ao peso de rede, do barco de arte xávega às flores do avental... a exposição revela “pontes” e “cruzamentos” estéticos entre vários objetos etnográficos da coleção do Museu e as capacidades criativas e expressivas dos alunos.
Serão também apresentadas as embarcações realizadas no âmbito da Academia de Modelismo do Externato D. Fuas Roupinho.
No dia 29 de maio, o encerramento da exposição está incluído na programação do DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA PORTUGUESA, celebrado pela primeira vez nessa data.
Este projeto conta ainda com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré e terá uma APRESENTAÇÃO ITINERANTE, nos espaços do Mercado Municipal e do Posto de Turismo da Nazaré, entre 1 e 5 de junho.
ESTE É UM CONVITE PARA CELEBRAR O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS, EM 2016 DEDICADO AO TEMA “MUSEUS E PAISAGENS CULTURAIS”, afirmando o Museu Dr. Joaquim Manso, na sua articulação com as instituições educativas da região, enquanto centro que promove a reflexão e a sensibilização para práticas tradicionais intimamente relacionadas com a paisagem onde se inserem, como a necessidade de preservação da secagem do peixe, ainda diariamente realizada por uma dezena de mulheres na praia, e que contribui significativamente para a definição da identidade e para os hábitos gastronómicos da Nazaré.
14h30 – CANTANDO A NAZARÉ NO MUSEU
Muitos foram os autores que escreveram e cantaram sobre a Nazaré, a beleza da sua paisagem natural, a tradição das suas práticas piscatórias e o traje dos pescadores e suas famílias.
Neste Dia Internacional dos Museus, vamos convidar as crianças a visitar o Museu Dr. Joaquim Manso, acompanhadas por Dina Ricardo, que cantará excertos de canções da Nazaré em função das temáticas e objetos em exposição.
E, claro, todas as crianças serão também convidadas a cantar... Será um “coro” muito afinado e alegre!
Colaboração: Agrupamento de Escolas da Nazaré / Jardim de Infância Bairro dos Pescadores.
ENTRADAS GRATUITAS.
75 anos do Bairro dos Pescadores da Nazaré
Está em preparação uma exposição de fotografias, artigos de jornal e objectos ligados à história do Bairro dos Pescadores na Nazaré.
A exposição está a ser organizada por um grupo de trabalho constituído por representantes da Câmara Municipal da Nazaré, Museu Dr. Joaquim Manso, Mútua dos Pescadores e de outras forças vivas da Nazaré.
A participação na exposição é aberta à comunidade: se quiser partilhar fotografias, histórias ou objectos nesta exposição, por favor entre em contacto connosco!
Acompanhe e partilhe toda a informação na página do facebook:
https://www.facebook.com/75anosBairroPescadoresNazare/
Subscrever:
Mensagens (Atom)