Em exposição "O espírito dos lugares"


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No âmbito de uma iniciativa da Direção Regional da Cultura do Centro, que visa promover uma itinerância de exposições entre os museus de sua tutela, o Museu Dr. Joaquim Manso acolhe a exposição “O espírito dos lugares. Cenários para um Património Imaterial”, produzida pelo Museu da Guarda (website).
O “património cultural imaterial” é constituído pelas práticas, representações, expressões, conhecimentos, assim como pelos objetos, artefactos e espaços culturais com eles associados, que as comunidades reconhecem como parte da sua identidade coletiva. Transmitido de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades, proporcionando sentimentos de identidade e continuidade perante a diversidade cultural.
Esta exposição, partindo da coleção de fotografia do Museu da Guarda, é concebida como um instrumento de interpretação dos registos da vida tradicional, do folclore, rituais e costumes das gentes serranas da década de 1940.
Na Nazaré, em colaboração com a comunidade local, a exposição enriquece-se com os objetos e fotografias da região. Assim como no interior do país, também nesta terra à beira-mar nos chegam do passado os cenários dos ranchos na ceifa, os sons de gente que trabalha enquanto canta, as algaraviadas dos vendedores nas feiras, o pregão do amolador de tesouras, o trabalho incessante da roda do oleiro, as belas melodias nos caminhos das romarias, os murmúrios das crendices para as maleitas
Ontem, e ainda hoje, com as suas novas expressões, de acordo com os tempos e os lugares!
 
Colaboração: Museu da Guarda, Câmara Municipal da Nazaré, Junta de Freguesia de Valado dos Frades, Junta de Freguesia da Nazaré, Grupo Folclórico “Flores do Campo”, Grupo Coral da Academia Municipal das Artes, Anilda Ferreira Sousa, Hélio
Matias, José Freitas Condeixa (“Zico”) e Vítor Estrelinha / CMN.
 
LOCAL: Centro Cultural da Nazaré (antiga Lota)
18 de maio a 16 de junho 2013


Sem comentários:

Enviar um comentário