Tertúlia assinalou Dia dos Monumentos e Sítios
















Tertúlia “Jorge de Almeida Monteiro: pela arte e património da Nazaré”
Calendarização: 18 de abril 2013, 15 horas
Colaboração: Museu Municipal do Bombarral e Universidade Sénior da Nazaré

No âmbito do programa comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu Dr. Joaquim Manso promoveu uma tertúlia evocativa de Jorge de Almeida Monteiro, complementando a exposição “Jorge de Almeida Monteiro: pela arte e património da Nazaré”, organizada em colaboração com o Museu Municipal do Bombarral. 

A tertúlia contou com a presença de individualidades que conheceram de perto o autor, quer na Nazaré, quer no Bombarral (sua terra natal), do ponto de vista artístico e da sua ação cultural em favor da preservação do património.

Saavedra Machado, primeiro diretor do Museu Dr. Joaquim Manso, recordou as suas qualidades pessoais, o seu percurso artístico e os trabalhos para a organização do Museu da Nazaré, na recolha de informação histórica e de entrevistas junto da comunidade piscatória dos anos 1970.

José Carlos Codinha lembrou o homem, o seu percurso artístico e ação política e cultural, recordando os grandes conhecimentos culturais de Jorge de Almeida Monteiro, com quem a juventude nazarena pôde contar desde as iniciativas do Grupo Académico.

José Soares, na sua linguagem poética, salientou a componente oficinal / artística, do necessário / belo, dos trabalhos de um “sofrido amante da liberdade”. José Ramiro conheceu o “Senhor Jorge” como jovem aprendiz na oficina bombarralense do “Belmiro Marques”, onde ia fazer os trabalhos em cobre martelado. E, por fim, 

Mestre Ferreira da Silva expôs a apreciação artística do trabalho de Jorge Almeida Monteiro, graças a quem contatou e continuou a trabalhar em cerâmica, desde a jovem formação na Cerâmica Bombarralense, nos anos 1950. A gravura, o cobre martelado, as vindas à Nazaré, o contato com a árdua realidade da arte xávega e de outras vivências nazarenas, marcaram o percurso em comum deste artista caldense e da sua próxima relação com o homenageado.



Sem comentários:

Enviar um comentário