Últimos dias da exposição “Touradas da Nazaré em Cartaz”

Até dia 27 de Setembro, pode visitar a exposição “Touradas da Nazaré em Cartaz: Um Percurso pelo Arquivo Histórico”, patente no Museu Dr. Joaquim Manso e no Salão do Teatro Chaby Pinheiro.
Inaugurada no dia das Festas de Nossa Senhora da Nazaré, 8 de Setembro, esta exposição tem contado com significativo número de visitantes, muitos naturais da Nazaré ou interessados na tradicional festa taurina, que na povoação remonta pelo menos ao século XVIII, desde o início associada ao culto de Nossa Senhora da Nazaré.
Os usos e costumes foram evoluindo, assim como os meios de divulgação. Inicialmente, para divulgar o cartel, desfilava pelas ruas o Bando, grupo a pé ou a cavalo, com trombetas e tambores, vestindo burlescamente ou uniformizado. A partir do século XIX, sistematizam-se os cartazes em papel que dão conta do programa e dos protagonistas.
O Arquivo Histórico da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré possui uma colecção de cartazes que documenta a tradição do toureio na Nazaré. Deste espólio e do Museu Dr. Joaquim Manso saem os exemplares reunidos nesta exposição, o mais antigo datado de Setembro de 1896, que incita “A los toros, à Nazareth!!”, num espectáculo abrilhantado pela presença do ilustre cavaleiro Joaquim Alves (1871-1909) e touros pertencentes a Vitorino Fróis (1862-1934), de Alfeizerão.
Apresenta-se um apontamento através da sociedade portuguesa, em geral, e da festa brava, em particular, desde os tempos da Monarquia, passando pelo Estado Novo, até quase aos nossos dias, ao ritmo dos cartazes disponíveis nestas duas instituições, enriquecidos por empréstimos de objectos de outras instituições e de particulares.

Do conjunto, predominam os programas integrados nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, em Setembro. Mas, se as touradas continuavam associadas às festividades religiosas, com a divulgação da Nazaré como estância balnear, elas passam também a integrar as animações de Verão. Organizavam-se ainda “grandiosos espectáculos de variedades taurinas”, para abrilhantar os festejos de Carnaval. E porque esta é uma vila piscatória, os espectáculos dos touros serviam também para prestar homenagem aos pescadores.


Até Domingo, no horário de abertura do Museu Dr. Joaquim Manso!
A entrada é gratuita.

Museu assina protocolo com Escola Profissional da Nazaré

No dia 14 de Setembro, o Museu Dr. Joaquim Manso assinou um protocolo de cooperação com a Escola Profissional da Nazaré.

A assinatura inseriu-se na cerimónia de abertura do ano lectivo desta escola, que decorreu no Cine-Teatro da Nazaré, numa sessão que contou com a presença de representantes de várias entidades públicas e privadas, alunos, encarregados de educação e docentes.

A EPN celebrou desta maneira o seu primeiro ano lectivo, apostando em 2009/2010 em cursos nas áreas da Hotelaria, Turismo, Organização de Eventos, Desporto e Informática.

Entre os vários objectivos deste protocolo, destaca-se a futura cooperação do Museu Dr. Joaquim Manso em termos de estágios profissionais / formação em contexto de trabalho, bem como a colaboração em sessões técnicas e momentos de avaliação dos cursos profissionais.


Neste âmbito, o Museu pretende contribuir para uma efectiva melhoria da qualidade do processo formativo dos alunos e participar activamente nas iniciativas educativas do concelho, visando o seu desenvolvimento económico e social.

Museu participou na Recepção aos Docentes

O Museu esteve presente na sessão de boas-vindas ao corpo docente do Agrupamento de Escolas da Nazaré no ano lectivo 2009/10, cujo início está agendado para o dia 14 de Setembro.
Na quinta-feira, dia 10 de Setembro, cerca de 70 docentes iniciaram a manhã no Cine-Teatro, numa sessão que contou com apresentações do presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Jorge Barroso, do director do Agrupamento de Escolas Amadeu Gaudêncio, Jorge Sousa, e com comunicações da geóloga Laura Anastácio, da historiadora Ana Hilário e da professora Lurdes Petinga, sobre o património natural e histórico da Nazaré.
De ascensor, todo o grupo se dirigiu para o Sítio, onde foram realizadas visitas ao Suberco, ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e ao Museu Dr. Joaquim Manso.
No Museu, os professores dos vários níveis de ensino (desde o Pré-Escolar ao 3º ciclo do ensino básico) puderam contactar com alguns objectos marcantes da história local, com início na Pré-História até à Nazaré balnear de início do século XX, focalizando ainda a identidade piscatória da comunidade e a sua expressão através dos vários tipos de artes de pesca, das embarcações e do traje.
A visita foi orientada no sentido de salientar o Museu como um parceiro da missão educativa e formadora da escola, com informação sobre alguns dos recursos pedagógicos e das actividades direccionadas para o público escolar.

O Museu Dr. Joaquim Manso deseja a todos os professores e alunos um Bom Ano Lectivo de 2009/2010!

Touradas da Nazaré em Cartaz: Um Percurso pelo Arquivo Histórico

Inauguração dia 8 de Setembro, 10h30
Salão do Teatro Chaby Pinheiro
Museu Dr. Joaquim Manso


A festa taurina na Nazaré remonta a tempos antigos e está associada ao culto de Nossa Senhora da Nazaré.
O Arquivo Histórico da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré possui uma colecção de cartazes que documenta a tradição do toureio na Nazaré. Deste espólio e do Museu Dr. Joaquim Manso saem os exemplares reunidos na exposição “Touradas da Nazaré em Cartaz: Um Percurso pelo Arquivo Histórico”, integrada nas Festas de Nossa Senhora da Nazaré 2009.
Um convite para observar as transformações da sociedade portuguesa, em geral, e da festa brava, em particular, desde os tempos da Monarquia, passando pelo Estado Novo, até quase aos nossos dias, ao ritmo dos cartazes disponíveis nestas duas instituições, enriquecidos por empréstimos de objectos e fotografias de particulares e de outras instituições (Col. Joaquim Alves da Câmara Municipal das Caldas da Rainha).


Organização:
Museu Dr. Joaquim Manso
Arquivo Histórico da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré