Exposição "Revisitar a Nazaré de Álvaro Laborinho" na Galeria Paul Girol
Exposições de Álvaro Laborinho e Bernardo Lúcio inauguram a 21 de abril na Galeria Paul Girol e Galeria do Cine-Teatro da Nazaré
A 21 de abril, na Nazaré, abrem ao público as exposições de fotografia de autoria de Álvaro Laborinho e de Bernardo Lúcio, respetivamente na Galeria Municipal Paul Girol e na Galeria do Cine-Teatro da Nazaré, numa organização da Câmara Municipal da Nazaré e Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré.
Nascido na Nazaré em 1879, Álvaro Laborinho produziu uma vasta obra fotográfica sobre a sua terra natal na primeira metade do século XX. Já seu bisneto Bernardo Lúcio, nascido em Coimbra em 1977, fixou-se no Algarve, onde recentemente promoveu a sua primeira exibição de fotografia, tendo por tema os desafios que se colocam à costa Algarvia no início do século XXI.
A inauguração da exposição de fotografia de Álvaro Laborinho “Revisitar a Nazaré de Álvaro Laborinho” está marcada para as 16 horas de 21 de abril, na Galeria Paul Girol, localizada na Biblioteca Municipal da Nazaré. A mostra fotográfica de Bernardo Lúcio “Domínio Público-Privado” está patente na Galeria do Cine-Teatro da Nazaré a partir das 17h30 do mesmo dia, contando com a presença do autor.
“Revisitar a Nazaré de Álvaro Laborinho” tem curadoria de Bernardo Lúcio, que selecionou um conjunto de 14 fotografias a partir da coleção do Museu Dr. Joaquim Manso. Parte das fotos expostas são inéditas, representando mais um importante contributo para o conhecimento da vasta obra de Álvaro Laborinho que integra a coleção do Museu da Nazaré, por doação do filho do autor, o embaixador Álvaro Brilhante Laborinho.
Para além da mostra fotográfica, na Galeria Paul Girol será ainda possível encontrar diversos objetos pessoais e equipamentos fotográficos de Álvaro Laborinho, como cartões estereoscópicos, bilhetes-postais, livro de registos de chapas, pertencentes ao Museu Dr. Joaquim Manso ou cedidos pela família de Álvaro Laborinho.
Esta é uma exposição inserida na programação do Ano Europeu do Património Cultural 2018.
A exposição “Domínio Público-Privado” foi apresentada pela primeira vez ao público em finais de 2017, em Faro. O lixo e o luxo da costa Algarvia são mostrados por Bernardo Lúcio, que assim nos convida a reflectir sobre as ameaças das pressões naturais e humanas exercidas na Ria Formosa: “Independentemente de juízos de valor, locais únicos, a caminho da extinção.”
Estas mostras fotográficas resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal da Nazaré, o Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré e Bernardo Lúcio, tendo o apoio das Casas do Quico / Quico Turismo Lda., encontrando-se patentes até 19 de maio de 2018.
Locais:
Exposição “Revisitar a Nazaré de Álvaro Laborinho”, na Galeria Paul Girol da Biblioteca Municipal da Nazaré.
Exposição “Domínio Público-Privado”, de Bernardo Lúcio, na Galeria do Cine-Teatro da Nazaré.
Calendarização:
Exposições patentes de 21 de abril a 19 de maio, nos horários de abertura da Galeria Paul Girol (segunda a sexta-feira, 9h30-13h e 14h-18; sábado, 15 às 18h) e do Cine-Teatro da Nazaré
Programa complementar:
Workshop de Fotografia com Bernardo Lúcio – 12 de maio, das 10h00 às 18h00
Colóquio – 16 de novembro, em horário e local a definir.
Organização:
Câmara Municipal da Nazaré
Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré
Bernardo Lúcio
Apoio:
Casas do Quico / Quico Turismo Lda.
Agradecimentos:
Família Laborinho Lúcio
Contactos:
Museu Dr. Joaquim Manso | Direção Regional de Cultura do Centro
Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | Nazaré
telef. 262 562 801 | e-mail: mjmanso@drcc.gov.pt
Galeria Municipal Paul Girol
Biblioteca Municipal da Nazaré
Rua Grupo Desportivo “Os Nazarenos”
2450-291 Nazaré
telef. 262 562 388
Cine-Teatro da Nazaré
Rua Dr. Ruy Rosa
2450 Nazaré
18 abril | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | "SER NAZARÉ"
Assinalando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu Dr. Joaquim Manso apresentará a atividade "Ser Nazaré", dinamizada por Mariana Silva Santos.
No período da manhã, participe nas 2 Visitas Guiadas ao Museu Dr. Joaquim Manso centradas no traje tradicional da Nazaré, um património que vai passando de geração em geração e que ainda hoje é usado no dia-a-dia por muitas nazarenas.
Os participantes irão conhecer as características do traje de trabalho masculino e feminino, salientando-se o seu carácter simultaneamente funcional e agasalhador adequado à faina marítima.
O colorido decorativo dos aventais e "cachenés" e as "7 saias" das mulheres animam os dias de festa, quando a Nazaré vibra com os cantares e as danças do seu folclore.
No final da visita, os participantes são convidados a tirar uma fotografia, "entrando" numa das pinturas de Abílio de Mattos e Silva, um artista que estudou e representou pormenorizadamente o traje tradicional da Nazaré.
Esta atividade é dinamizada por Mariana Silva Santos, no âmbito da sua PAP do 12º Ano do Curso de Turismo da ETEO - Escola Técnica e Empresarial do Oeste.
“Ser Nazaré” vai levá-lo na maré. Mergulhe na história e na cultura da Nazaré!
Data: 18 de abril
Horário: 10h30; 11h30
Local: Museu Dr. Joaquim Manso, Nazaré
Subscrever:
Mensagens (Atom)