18 Maio | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS - 11 horas


DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS E NOITE DOS MUSEUS
18 e 20 de maio 2017



O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de maio, com os museus de todo o mundo a promoverem as mais diversas atividades.

A Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, irá decorrer no sábado 20 de maio, e os museus portugueses irão associar-se, uma vez mais, a esta celebração.


O Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, também assinalará estas datas, com um programa variado para o qual estão todos convidados!


 
18 MAIO | Dia Internacional dos Museus, 11 horas
Inauguração das exposições “Perspetivas d'O Sítio” e “Voando sobre uma Praia de Gaivotas”



“Perspetivas d'O Sítio” resulta de um projeto desenvolvido com o 10º Ano do Curso de Artes Visuais do Externato D. Fuas Roupinho, orientado pela prof. Sónia Matos (mais informação). Centra-se na análise do espaço urbano da Nazaré e na sua representação através do desenho. Teve início em janeiro de 2017, incluindo visitas ao Museu Dr. Joaquim Manso e sessões de desenho ao ar livre e na escola. A exposição apresenta os trabalhos elaborados pelos alunos, articulando a representação gráfica de “perspetivas” do Sítio da Nazaré com padrões de tecidos do traje tradicional pertencente à coleção do Museu.

“Voando sobre uma praia de gaivotas” é uma parceria com o 11º Ano do Curso de Artes Visuais do mesmo estabelecimento escolar, orientado pela mesma docente. Visa estabelecer a ligação entre a coleção do Museu Dr. Joaquim Manso, a identidade piscatória da Nazaré e a obra do ceramista caldense Mário Reis (que elege a Gaivota e o Mar da Nazaré como temática e tem vindo a expor as suas “Gaivotas” em espaços como o emblemático Forte de S. Miguel Arcanjo). Estão em exposição desenhos, “storyboards” e esboços preparatórios da vídeo-projeção que será exibida na Noite dos Museus (20 de maio).

Inauguração com animação musical pelos alunos do Externato D. Fuas Roupinho em Ensino Articulado.


Calendarização da exposição: 18 a 31 de maio
Organização: Museu Dr. Joaquim Manso e Externato D. Fuas Roupinho
Colaboração: João Conceito Publicidade e Mário Reis.

Exposições inseridas no projeto “Nazaré Marés de Maio, um projeto de promoção cultural e turística da Nazaré, com a coordenação de uma série de iniciativas promovidas por várias entidades, associações e particulares, tendo como denominador comum o MAR.


Sem comentários:

Enviar um comentário