Jornadas Europeias do Património

Estivemos em Festa com as Jornadas Europeias do Património!





No sábado 27 setembro, tivemos um dia em cheio com a “Mostra de Arte Livre. Da Instalação à Poesia”!

As Jornadas Europeias do Património 2014 propõem-nos como tema “Património. ...Outras Descobertas”. E foram muitos os encontros e descobertas que hoje vivemos no Museu da Nazaré!

De manhã, os artistas foram chegando e trazendo os seus trabalhos, em conjunto montado uma exposição ao ar livre.
 
Após uma agradável sardinhada, com o mar da Praia do Norte como cenário, às 15h30 foi a abertura solene do evento, animada pela música da guitarra de SILVINO PAIS DA SILVA.
 
A companhia de teatro “CASA DA MÁQUINA”, entre barcos e panos, apresentaram-nos uma emocionante encenação da obra de Jaime Rocha, “Mulher inclinada com cântaro”!

PEDRO ALVES, do Movimento Arte Livre, apresentou a sua exposição de fanzines e do imenso espólio de cartazes e materiais panfletários, que se dedica a recolher, remontando os mais antigos ao período pré-republicano.
 
Pelo jardim e pelo pavilhão, vários artistas expuseram os seus trabalhos, num curioso diálogo de sensibilidades e linguagens, uns socorrendo-se da pintura sobre tela, outros da linha gráfica sobre papel, outros da instalação, outros ainda da joalharia ou da escultura: Valter Santos, Marco Silva (“Pedaço de Espaço”), José Ramalhal (“O Silêncio da Espera”), Cecília Louraço, Telma Ferreira, Henrique Delgado (“A arte não é para iluminados, é para o homem comum”), Sylvianne, Steve Delgado, Renato, Sofia, Aldina, Isa Duarte Ribeiro, Diogo Alves, entre outros.
Pelas paredes e árvores distribuíam-se frases, cartazes e livros que convocavam a uma compromisso reflexivo com a realidade social e humana.


ANTÓNIO Alves e a sua equipa foram construindo um mural inspirado na Nazaré, escolhendo como motivo figuras masculinas e femininas alando a rede, sobre cenário da Praia e do Promontório. Concluía a composição excertos do poema de Ary dos Santos, “A Pesca”. Mas, a chuva resolveu expressar também a sua força e os trabalhos ficaram por concluir, aguardando outros dias, outro sol…para breve!

Ainda houve tempo para assistir a projeções multimédia e sonoridades por Steve Delgado, da ANAZART – Associação Nazarena de Artes Plásticas.


Para concluir o programa, no domingo, 28 de setembro, também os mais "pequenos" tiveram uma... atividade só a pensar neles...
Após a visita ao Museu, centrada nas características do Traje Tradicional da Nazaré, foi tempo de vestir pequenos modelos com peças do traje, na sua versão de trabalho ou de festa.
E todos ficaram a saber "Como se veste a Nazaré"!
 
A todos aqueles que nos visitaram e que estiverem connosco, o Museu Dr. Joaquim Manso deixa o seu agradecimento!


Este evento teve o APOIO de: Luís Silvério & Filhos SA; Padaria “Da Ilda”; Quinta do Gradil e Zé Manel dos Bolos.
Os nossos agradecimentos!

26 a 28 setembro | Jornadas Europeias do Património



























JORNADAS Europeias do Património 2014
Museu Dr. Joaquim Manso | Nazaré



26 SETEMBRO | sexta-feira
Visita guiada ao Museu Dr. Joaquim Manso, sob a temática “Dos Rostos às Vivências da Pesca”.
Público-alvo: adulto
11h e 15h30





27 SETEMBRO | sábado
“DA INSTALAÇÃO À POESIA”
15 horas

Convidando a “outras descobertas” sobre o Património, gerando interações com as suas coleções e exposição permanente representativa da cultura do Mar, o Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré comemora as Jornadas Europeias do Património 2014 com uma “Mostra de Arte Livre”.

No jardim, estarão em exposição obras de vários artistas do Movimento Arte Livre, grupo que convida à expressão pela arte, individual e espontânea. Intervenções de outros artistas juntam-se também a esta “festa artística” em torno do Património, que contará ainda com momentos de animação musical, de expressão dramática e poesia.

15 horas – Abertura com momento musical por Silvino Pais da Silva
Inauguração da exposição com visita realizada pelos artistas, seguindo-se momentos de expressão plástica e dramática, declamação de poesia e leitura de excertos literários. 


Leitura encenada do texto “Mulher inclinada com Cântaro”, de Jaime Rocha, pelo TEATRO CASA DA MÁQUINA, uma jovem companhia teatral nascida na Nazaré, em 2013, tendo-se estreado com o espetáculo “Bastião Fernandes – o Nazareno que acompanhou Vasco da Gama”, e que desde então tem trabalhado em diversas vertentes, desde Teatro, Teatro Didático ao Ensino de expressão dramática, Teatro de Rua, etc., apresentado espectáculos em diversos espaços e festivais nacionais.

17h30 – Encerramento com intervenção da ANAZART – Associação Nazarena de Artes Plásticas.

Esta iniciativa conta com a colaboração:
Movimento Arte Livre e ANAZART – Associação Nazarena de Artes Plásticas.

Com o apoio:
Padaria “Da Ilda”, Goanvi – Quinta do Gradil e Luís Silvério & Filhos, SA.

Entrada gratuita.




28 SETEMBRO | domingo

Visita guiada ao Museu Dr. Joaquim Manso, sob a temática “Dos Rostos às Vivências da Pesca”.
Público-alvo: adulto
11h e 15h30

 

















Atividade "Como se veste a Nazaré?"
Público-alvo: 5-10 anos 
11h30 e 15h

Após a visita ao Museu centrada nas características do Traje Tradicional da Nazaré, todas as crianças são convidadas a vestir pequenos modelos com peças do traje, na sua versão de trabalho ou de festa. Será que vão conseguir vestir tantas saias? E descobrir quem usa as camisolas de escocês?
Participação gratuita.



As Jornadas Europeias do Património comemoram-se nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2014, estando o programa a nível nacional disponível para consulta na plataforma on-line da Direção Geral do Património Cultura (DGPC).
A Direcção Regional da Cultura do Centro também se associou a esta iniciativa, com uma programação variada nos museus que lhe foram afectos desde 2012 (Mosteiro de Santa Clara –a Velha em Coimbra, Museu de Aveiro, Museu Francisco Tavares Proença Júnior em Castelo Branco, Museu da Guarda, Museu José Malhoa e Museu da Cerâmica nas Caldas da Rainha e o Museu Dr. Joaquim Manso na Nazaré).

Venha connosco comemorar as Jornadas Europeias do Património – “Património, sempre uma descoberta”! 

Prolongamento da Exposição




























A exposição "Rostos da Nazaré. Imagem de Gisela e Antti Särkilahti" será prolongada até dia 28 de setembro, assim correspondendo à grande recetividade do público, que com agrado e interesse nos tem visitado neste verão.

Até 28 de setembro, se ainda não nos visitou, estaremos à sua espera, para descobrir os "Rostos da Nazaré"!

Mais informação sobre esta exposição (aqui).