Exposição "Rostos da Nazaré"



Exposição
“Rostos da Nazaré. Fotografia de Gisela e Antti Särkilahti”


Calendarização: 11 julho a 14 setembro 2014

A Nazaré, desde cedo, habituou-se à curiosidade de fotógrafos nacionais e estrangeiros que, de câmara ao peito, nos meados do século XX, acorriam a esta vila piscatória, atraídos pelas paisagens, pela faina tradicional, mas, sobretudo, pelos homens e mulheres que davam cor e vida às estreitas ruas do povoado à beira-mar. Rostos de grupo ou individuais, ampliados em primeiro plano, vincados pelo sol e maresia; expressões de alegria, esforço ou ansiedade; caras singulares que todos reconhecem ou rostos anónimos tornados símbolos da comunidade.

Anos volvidos, os barcos desapareceram da praia, a pesca é remetida para o Porto de Abrigo. Mas as gentes continuam, nas ruas, na praia, … e continuam a atrair o olhar de turistas e dos apaixonados pela fotografia.

Gisela e Antti Särkilahti, de origem alemã e finlandesa, fixaram-se nos últimos anos na Nazaré, seduzidos por estas gentes acolhedoras.

São fotografias da sua autoria que apresentamos nesta exposição, produzida com o seu total apoio. Nelas, desfilam rostos atuais da Nazaré, selecionados pela estética ou pela força da expressão, outros pelas marcas que o passado marítimo imprimiu, outros pela modernidade que a juventude aponta, uns ainda por outras identidades através das quais a Nazaré se reinventa...

Esta multiplicidade de rostos, formada por um mosaico de individualidades, espelha uma identidade socio-cultural sempre marcada pelo Mar.
Neste verão, visite-nos!
No Museu Dr. Joaquim Manso, pelas ruas ou na praia, descubra os “Rostos da Nazaré”.



Museu Dr. Joaquim Manso | Direção Regional de Cultura do Centro
Rua D. Fuas Roupinho 2450-065 Sítio | NAZARÉ
telef. 262562801 | mjmanso@drcc.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.com

Horário de abertura:
terça-feira a domingo, 10h às 19h


Sem comentários:

Enviar um comentário