“O Museu é uma Prenda”























FEIRA DE NATAL NOS “MUSEUS NO CENTRO”

De 3 de dezembro a 12 de janeiro, no Museu da Nazaré, terá lugar uma Feira de Natal, estando à venda, com reduções de 50%, uma diversidade de produtos que vão desde os livros, à joalharia, porcelanas e muitos outros artigos.


O Museu Dr. Joaquim Manso espera por si.
Aproveite esta fantástica e única oportunidade de oferecer prendas originais “com cultura”, a preços reduzidos!


Ler + (clique aqui)

Atelier de Desenho por Telma Ferreira



























Atelier de Desenho por Telma Ferreira
7 de dezembro
Museu Dr. Joaquim Manso (Nazaré)  

 
Horário:
10h às 12h30            
14h30 às 17h 

   

Público Alvo:
Dirigido a todas as pessoas (a partir dos 14 anos), não é necessária experiência na área.
Basta querer participar!

 
Dinamizadora:
Telma Ferreira, artista plástica licenciada pela Faculdade de Belas-Artes do Porto. 
 
Inscrição prévia (até 5 de dezembro):
17 euros / participante
Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho, 2450-065 NAZARÉ
Telef. 262 562 802

mjmanso@drcc.pt

A partir da observação de desenhos da sua coleção, o Museu Dr. Joaquim Manso convida à participação num Atelier de Desenho, dinamizado pela artista plástica Telma Ferreira.

Vamos criar dinâmicas de observação e construção através do desenho, assim como perceber o desenho como uma linguagem central do nosso corpo e da nossa relação com o mundo, com o objeto.  

Serão usadas diferentes formas de representação, como a do objeto, a do corpo, do espaço, a representação do movimento; técnicas de libertação da mão (enquanto suporte de ação) e da capacidade de visualização; por fim, a representação livre.  

Um dia para expandir a sua capacidade criativa e plástica! 
  
A atividade realiza-se com um máximo de 10 inscrições.
A organização reserva-se o direito de não realizar o atelier, caso não se verifique o número mínimo de inscrições.

Semana da Ciência e da Tecnologia
















“Quem vai ao mar avia-se em terra”, diz o bom senso.
Os pescadores conhecem o mar, os seus sinais e segredos, através da experiência adquirida ou das facilidades que as novas tecnologias já permitem.
A experimentação e o conhecimento científico são, por isso, inseparáveis.


Como tal, e para comemorar a Semana da Ciência e da Tecnologia, o Museu Dr. Joaquim Manso propõe “O teu Laboratório no Museu”, um pequeno laboratório com divertidas experiências:
- Desaparecimento Mágico
- O Balão que enche
- Vamos fazer faíscas!
- Um jornal super resistente.

Venha despertar a sua curiosidade sobre o conhecimento científico e tecnológico!


Público-alvo:Público em geral (crianças com acompanhamento familiar)
Não requer marcação prévia (basta aparecer!)
Data:
23 e 24 de novembro, entre as 10h30 e as 16h30
Local: Museu Dr. Joaquim Manso

 

Inauguração da exposição "SurfARTE"




Notícia sobre a inauguração da exposição "SurfARTE" (ler + aqui), no dia 14 de novembro, no portal do Município da Nazaré.

LER aqui.


“Do que falam elas? Conversas à volta das fotografias”



























Entre novembro de 2013 e maio de 2014, o Museu Dr. Joaquim Manso está a desenvolver o projeto "Do que falam elas? Conversas à volta das fotografias", em parceria com a Universidade Sénior da Nazaré / Câmara Municipal da Nazaré.

Sabendo que a Nazaré constituiu motivo de tantos trabalhos fotográficos ao longo do século XX e que os mesmos podem ser analisados numa vertente estética, mas igualmente num intuito documental inerente à pressuposta veracidade fotográfica, este projeto baseia-se num ciclo de conversas temáticas, a partir de uma seleção de fotografias do Museu Dr. Joaquim Manso e da Câmara Municipal da Nazaré (Imagoteca / Biblioteca Municipal da Nazaré), que servirão de pretexto para troca de informações e partilha de memórias.

Estas conversas informais servirão o propósito de enriquecimento informativo sobre as fotografias apresentadas, dando voz à comunidade e àqueles que assistiram ou protagonizaram os acontecimentos registados.
Assim o fazendo, o Museu Dr. Joaquim Manso cumpre também a sua missão social e de envolvimento comunitário, na sua dimensão coletiva e individual. Simultaneamente, a comunidade revê-se e identifica-se no Museu e este valoriza as suas vivências e percursos de vida, nas suas várias gerações. 


Participantes:
Museu Dr. Joaquim Manso
Alunos de “Viver a Nazaré” – Universidade Sénior da Nazaré / Câmara Municipal da Nazaré
Biblioteca Municipal da Nazaré


As sessões são abertas ao público em geral, estendendo-se a participação a todos aqueles que desejem connosco "conversar à volta das fotografias", numa tarde de animado convívio e enriquecimento sócio-cultural!

Calendarização:
18 novembro 2013 a 19 maio 2014

Sessões quinzenais, alternando entre a Biblioteca Municipal da Nazaré e o Museu Dr. Joaquim Manso.

Em cada sessão, segundo um calendário temático que divulgaremos antecipadamente na nossa página do
Facebook, são apresentadas 5 fotografias do Museu Dr. Joaquim Manso e 5 da Imagoteca da Biblioteca Municipal da Nazaré.


SurfARTE - Inauguração 14 novembro





































SurfARTE
Comemoração do Dia Nacional do Mar (16 novembro)
14 novembro a 1 dezembro


No âmbito do programa comemorativo do Dia Nacional do Mar (16 novembro), surge o projeto “SurfArte”, que visa sensibilizar o meio escolar para o papel e a importância do mar, nas suas múltiplas valências e oportunidades.

Numa época em que o mar da Nazaré se tornou ainda mais conhecido pelas grandes ondas “surfadas” pelo norte-americano Garrett McNamara na Praia do Norte, este projeto articula, por um lado, o conhecimento tradicional e memorial dos pescadores em torno do Canhão da Nazaré e, por outro, as suas mais recentes potencialidades em termos desportivos, científicos e turísticos.

O projeto iniciou-se com a vinda de uma turma do 2º ano do Centro Escolar da Nazaré ao Museu Dr. Joaquim Manso para uma visita temática, seguida da construção e decoração de miniaturas de pranchas de surf.

Esses trabalhos estarão em exposição no Museu Dr. Joaquim Manso entre 14 de novembro e 1 de dezembro.

A inauguração da exposição “SurfARTE” decorrerá no dia 14 de novembro, pelas 14h30, com a presença dos alunos e de surfistas convidados, que vêm revelar as suas vivências e conhecimentos sobre os “segredos” e “desafios” do mar!

No sábado, 16 de novembro, pelas 15 horas, a atividade “Vem pintar a tua prancha!é aberta a todas as crianças, entre os 4 e os 12 anos, mediante inscrição prévia (€ 1,50 / participante).
Colaboram neste projeto: Agrupamento de Escolas da Nazaré / Centro Escolar da Nazaré, IPTM – Porto da Nazaré, Câmara Municipal da Nazaré, Zon North Canyon, Crave Surfboards e os surfistas Abílio Gandaio e Dino Casimiro.

Apareça! Aceite este convite de conhecer os "desafios" do mar através da criatividade das crianças que participaram no projeto SurfARTE.

 

Vem pintar a tua prancha! 16 novembro



































“Vem pintar a tua prancha!”
Comemoração do Dia Nacional do Mar
16 novembro


No Dia Nacional do Mar (16 novembro), e numa época em que o mar da Nazaré se tornou ainda mais conhecido pela grande onda “surfada” pelo norte-americano Garrett McNamara, o Museu Dr. Joaquim Manso propõe a atividade “Vem pintar a tua prancha!”, uma oficina pedagógica de decoração de miniaturas de pranchas de surf em esferovite.

Esta atividade insere-se na dinamização do projeto “SurfArte”, que visa articular, por um lado, o conhecimento tradicional dos pescadores em torno do Canhão da Nazaré e, por outro, as suas mais recentes potencialidades em termos desportivos.

Em exposição, entre 14 de novembro e 1 de dezembro, estarão as pranchas realizadas pelos alunos do Agrupamento de Escolas da Nazaré, no âmbito do referido projeto.

16 novembro | Dia Nacional do Mar
15 horas

Inscrição prévia (até 15 de novembro) | € 1,50
4 aos 12 anos

Contactos:
Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | NAZARÉ
Telef. 262 562 802
e-mail:
mjmanso@drcc.pt

Museu da Nazaré presente na "Festa dos Museus" - Festival IN

Festa dos Museus
FIL, 14 a 17 de novembro

























Dia 14 é inaugurada o Festival IN – Festival Internacional de Inovação e Criatividade, o primeiro evento inovador que vai transformar Lisboa num pólo convergente das Indústrias Criativas mundiais. Entre 14 e 17 de Novembro, o Festival IN vai promover e divulgar o que de melhor se faz, em Portugal, no campo das Indústrias Criativas.

O Festival IN, com organização da Fundação AIP, apresenta-se, assim, como um evento inovador, ancorando experiências sensoriais (interações físicas e virtuais) nos mais diversos sectores, que têm a sua origem na criatividade individual, habilidade e talento – Cultura, Artes, Multimédia, Telecoms e Tecnologias da Informação e Comunicação. O Festival IN é o primeiro Festival, do género, à escala mundial e pauta-se por ser a maior concentração, em Portugal, de actividades, ideias, protótipos e produtos inovadores e criativos.

A primeira edição do Festival IN contará, no seu programa, com conferências, speed conferences, workshops, espaços de lazer e interactivos, showcases e áreas para os empreendedores exporem as suas criatividades.

A Direção Regional de Cultura do Centro vai estar presente no espaço “Festa dos Museus”, com a apresentação da Rede “Museus no Centro”. Os Museus da Guarda, Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco), Aveiro, Santa Clara-a-Velha, Cerâmica e José Malhoa (Caldas da Rainha) e Dr. Joaquim Manso (Nazaré), inseridos nesta nova Rede “Museus no Centro” vão ser seguramente alvo de interesse dos previstos 80.000 visitantes que se deslocarão à Feira Internacional de Lisboa.

Documentários, o Passaporte do Museu, folhetos, peças identitárias que preenchem as novas lojas dos museus, arte contemporânea (Dora Tracana) e até o comboio elétrico Museus no Centro Expresso Mágico, com as suas figuras: Zé Povinho, pintor José Malhoa, a Nazarena, o Arqueólogo, o Sto. António do Pão e a Rainha Santa Isabel vão seguramente deliciar os mais e menos jovens, convidando-os a visitarem este espaço renovados.