Do mar para terra. Formas de comunicação























No Museu Dr. Joaquim Manso, as comemorações do Dia Nacional do Mar (celebrado a 16 novembro) têm início no dia 15 novembro, com a tertúlia “Do mar para terra. Formas de comunicação”, sobre as antigas técnicas de comunicação entre o mar e a terra, através de sinais visuais, acústicos e radiotelegráficos.

Os sistemas tradicionais (archote, fogacho e pinturas murais) utilizados pelos pescadores da Nazaré, hoje completamente substituídos por novas tecnologias, são trazidos ao presente pela voz dos antigos pescadores Agostinho da Nascimenta e Joaquim Estrelinha, que partilharão os seus saberes sobre processos ancestrais transmitidos oralmente de geração em geração, favorecendo o Museu o seu registo e memória.
À conversa estarão ainda António Peixe, docente de “Ciências do Mar - Ambiente e alterações climáticas” na Universidade Sénior da Nazaré; Bruno Santos, instrutor de mergulho; e Lourenço Gorricha, Comandante da Capitania do Porto da Nazaré.

Durante o mês de novembro, em exposição como “Objeto do Mês” (ler mais) estará a pintura naïf “Sinal à barca”, do nazareno Coelho da Silva (1909-1995), complementada com equipamentos de comunicação cedidos pela Capitania do Porto da Nazaré e fotografias de Charlotte E. Pauly (1886-1981), artista alemã que viveu na Nazaré no início dos anos 1930 e registou uma forma de comunicação para a pesca diurna através de sinais pintados. 

Esta iniciativa tem a colaboração da Capitania do Porto da Nazaré, da Câmara Municipal da Nazaré e da Universidade Sénior da Nazaré.

Horário: 15 de novembro, 15 horas
Local: Museu Dr. Joaquim Manso

Sem comentários:

Enviar um comentário