Equipa do Museu visitou o Ecomuseu do Seixal

No dia 18 de Julho, a equipa do Museu Dr. Joaquim Manso realizou uma visita técnica ao Ecomuseu do Seixal, com a colaboração da Junta de Freguesia da Nazaré, a quem muito agradecemos pela companhia e transporte. 



Para nos receber, contámos com a experiente equipa do Ecomuseu, nomeadamente das técnicas superiores Elisabete Curtinhal e Graça Filipe e de João Martins, monitor e mestre das embarcações daquela instituição. Da Nazaré, acompanhou-nos ainda o construtor naval António Luís Júnior, último "calafate" em actividade. Juntou-se ao grupo Cláudia Freire, da Rede Portuguesa de Museus, reforçando a importância da partilha de experiências e conhecimentos entre museus da Rede.

O dia compreendeu a visita ao Estaleiro de Jaime Costa (o último em laboração no estuário do Tejo), às embarcações, Centro de Documentação e Núcleo Naval do Ecomuseu do Seixal.Para toda a equipa do Museu da Nazaré esta foi uma "visita de estudo" da qual certamente se retiram importantes elementos formativos, em prol de uma maior qualificação na protecção, estudo e divulgação do património flúvio-marítimo.

Consulte o Álbum da Visita no Facebook.

Expressão "Bebeu áuga da Fontinha"


A expressão nazarena "Bebeu áuga da Fontinha" aplica-se a alguém não natural da Nazaré ("paleco"), mas que acabou por se fixar nesta localidade.
A frase remete para o fascínio desta região, sugerindo a magia da Nazaré e o “poder de encantamento” da água da sua fonte, dando razão ao ditame “Nazaré feiticeira”. Também implica uma melhor integração do “paleco” na comunidade local.
A “Fontinha” de referência está localizada no chamado “Canto das Pedras”, na Praia, embora, actualmente, a designação seja mais abrangente e pode querer significar também a “Fonte Velha”, no Sítio. No sentido mais lato, sugere toda a "sedução" exercida pela Nazaré.

"Memórias da minha rua" estão agora no Museu

Até 31 de Julho, está patente no Museu a exposição "Memórias da minha rua", um projecto desenvolvido em parceria entre o Museu Dr. Joaquim Manso e a Universidade Sénior da Nazaré, durante o ano lectivo de 2010 / 2011 e que convidou os alunos a representar a "sua rua" através da escrita, da fotografia, da cerâmica, das artes decorativas e da pintura. 

Esta exposição esteve patente ao público no átrio da Biblioteca Municipal da Nazaré, entre 18 de Maio e 6 de Junho, inaugurada no Dia Internacional dos Museus, este ano dedicado ao tema "Museus e Memória".
Alguns dos trabalhos anteriormente expostos ganham nova apresentação no Museu, assim divulgando as "memórias" sobre as ruas desta vila piscatória a quem nos visita durante o Verão. Este é um modesto desafio proposto pelo Museu e pela Universidade Sénior da Nazaré, para reflectirmos sobre a necessidade de continuarmos a "viver" as ruas da Nazaré.

Neste Verão, o "Museu desce à Praia"














Durante o Verão, o Museu Dr. Joaquim Manso está na praia com diversas actividades lúdico-pedagógicas, em torno do mar e do património cultural nazareno:

Coisas velhas viram novas – actividade de construção de objectos reciclados, que evidencia a importância da protecção do ambiente e do mar.
Molduras coloridas – vamos pintar e decorar molduras de cartão, com motivos do mar e da praia, para colocar as fotografias de férias.
Quantos Queres – jogo tradicional infantil, com perguntas relacionadas com o Museu e a Nazaré.

E mais pinturas de ovos, jogos de observação, labirintos,... estão à espera de todas as crianças neste Verão!

8 de Julho a 12 de Agosto
Quarta-feira e Sexta-feira, 14h30 às 16h30
Local: Biblioteca de Praia
Colaboração: Bandeira Azul / Câmara Municipal da Nazaré