Fotografia Subaquática "Nudibrânquios da costa portuguesa"

Sessão de projecção de fotografia subaquática
“Núdibrânquios da Costa Portuguesa”
por João Pedro Silva

Dia Nacional do Mar
16 de Novembro, 15 horas
Local:
Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré
Entrada gratuita
Organização: Museu Dr. Joaquim Manso
Apoio: Câmara Municipal da Nazaré

A prática de mergulho tem atraído um número crescente de entusiastas, afirmando-se cada vez mais como uma opção de desporto náutico que alia o lazer, o exercício físico, o divertimento e o conhecimento da vida subaquática.
Em altura de Comemoração do Dia Nacional do Mar, o Museu Dr. Joaquim Manso promove uma sessão de projecção de fotografia subaquática, da autoria do experiente mergulhador João Pedro Silva, que incidirá a sua apresentação no fascinante e colorido mundo dos nudibrânquios.
Desde sempre relacionada com o mar, para além da pesca e da praia, a Nazaré tem agora potencialidades para se tornar também num interessante local para a prática de mergulho.
No mar da enseada da Nazaré, há um mundo à espera de ser descoberto…

Resumo
Os Nudibrânquios são um grupo de lesmas marinhas que se caracteriza por não possuírem concha e apresentarem cores e formas extravagantes, normalmente associadas a mares tropicais apesar de existirem mais de 120 espécies na Costa Portuguesa.
Pretende-se com esta apresentação providenciar a audiência com um ponto de partida para um estudo mais aprofundado do que são os Nudibrânquios (e o que não são), quais as suas estratégias de sobrevivência, quais as espécies que podemos encontrar nas nossas águas (e como as encontrar mais facilmente) e como cada um pode contribuir para a angariação de mais conhecimento sobre estes animais fascinantes.

Nota biográfica
Nascido em Lisboa em 1971, desde muito cedo que João Pedro Silva se interessou por toda a espécie de animais. Apesar de ter seguido um percurso profissional na área da Informática, sempre manteve a Biologia como um hobby sério ao qual aliou a fotografia como forma de documentar o que via.

Nos últimos 10 anos, incentivado por alguns amigos mergulhadores, começou a explorar a mundo subaquático. É neste período que desenvolve o fascínio pelos Nudibrânquios e, mais recentemente, inicia a publicação de um blog dedicado aos Opistobrânquios portugueses (http://hypselodoris.blogspot.com/) com o objectivo de ajudar todos aqueles que procuram saber o que podem ver ou identificar o que já observaram.
O seu lema é: fotografa o que conheces e conhece o que fotografas.

Sem comentários:

Enviar um comentário